Um levantamento exclusivo da Prevent Senior identificou que 74% das fraturas faciais que resultaram em um procedimento cirúrgico dentro da operadora foram causadas por quedas da própria altura, no interior de residências e que poderiam ser evitadas. A maior parte desses pacientes é formada pelo público Adulto+ e, justamente por isso, a pauta é ainda mais relevante na semana que comemoramos o Dia dos Avós (26/7).
Que tal saber mais sobre o assunto e ajudar no cuidado de quem sempre cuidou de você? Continue lendo esse conteúdo, aqui no Blog da Prevent, e não se esqueça de compartilhar com amigos e familiares.
Que estudo é esse?
O levantamento mencionado foi realizado pela equipe de bucomaxilofacial da Prevent Senior, uma especialidade cirúrgica da odontologia que trata dos problemas e doenças que acometem a boca e a face, incluindo traumas, deformidades adquiridas por acidentes ou congênitas (maxilar grande ou pequeno), infecções, cistos, tumores benignos, dentre outros.
Para o levantamento sobre a principal causa das fraturas faciais dos seus pacientes, os especialistas da operadora analisaram as cirurgias realizadas nos últimos seis anos dentro da rede Prevent Senior e verificaram que 74% delas ocorreram por descuidos dentro de moradias que resultaram em quedas. Levando em conta que são realizados cerca de 500 procedimentos cirúrgicos por ano para tratar fraturas desta natureza, aproximadamente 2,2 mil pacientes poderiam ter evitado o problema neste período.
“Um caso que nos chamou bastante atenção foi de uma senhora de 90 anos, absolutamente independente, que colidiu com a face no chão após tropeçar em um tapete durante a noite ao levantar-se para tomar água. Ela teve uma fratura exposta da mandíbula que necessitou de cirurgia para fixação do osso. Felizmente tudo correu bem e em 48 horas ela foi operada e recebeu alta hospitalar”, relembrou o dr. Carlos Eduardo Xavier Ribeiro da Silva, Tutor Nacional da Cirurgia Bucomaxilofacial da Prevent Senior.
Cuidados
Apesar de muitas pessoas tomarem precauções durante sua rotina fora de casa, é dentro da residência que muitas vezes mora o perigo, explica o Dr. Carlos Eduardo: “É importante conscientizar os beneficiários sobre a necessidade de evitar o uso de tapetes que escorregam dentro das suas casas e ter o mesmo cuidado com chinelos, por exemplo”, alerta o especialista.
Mas as dicas não param por aí. Clique aqui para conferir outros cuidados que você ou seus familiares Adultos+ podem ter dentro da residência, além de mais informações da Casa Adaptada da Prevent Senior – um espaço que simula os principais ambientes de um imóvel para mostrar as adaptações que são necessárias para evitar quedas.
Play na prevenção de quedas
A prevenção de quedas também virou live da Prevent Senior. Veja o vídeo completo:
A PREVENT SENIOR
A operadora de saúde especialista em pessoas. A Prevent Senior atua há mais de 25 anos e conta com uma ampla rede própria. Os Hospitais e Prontos-Atendimento Sancta Maggiore são equipados com o que há de melhor para oferecer sempre em cuidados diferenciados.
A rede ainda é composta por Núcleos de Medicina Avançada e Diagnóstica e Núcleos especializados em Cardiologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia/Traumatologia e Reabilitação em São Paulo e no Rio de Janeiro.
#VEMSERPREVENT
Entre em contato AQUI com um consultor. Indique para amigos e familiares.