Em virtude da presença do novo coronavírus no Brasil, a Prevent Senior, que tem a prevenção em seu DNA, informa que, por iniciativa própria, adota uma série de ações preventivas, adicionais às recomendações do Ministério da Saúde.

Veja abaixo todos os detalhes.

 

Tenho uma consulta agendada, mas não é em caráter de urgência. Como devo proceder?

Os beneficiários com consulta agendada recebem o contato da equipe médica um dia antes, com o objetivo de orientá-los sobre as medidas preventivas, além de tranquilizá-los e atendê-los remotamente, evitando que desloquem-se e exponham-se ao risco de contágio pelo novo coronavírus.

 

Tenho uma cirurgia agendada, mas não é em caráter de urgência. Como devo proceder?

Os beneficiários que possuem cirurgias eletivas, ou seja, que não são urgentes, recebem contato telefônico dos nossos médicos para que a melhor decisão seja tomada em conjunto.

 

Tenho um exame agendado, mas não é em caráter de urgência. Como devo proceder?

Os beneficiários que possuem exames eletivos agendados também recebem o contato da equipe médica um dia antes, com o objetivo de orientar sobre as medidas preventivas, além de readequar o agendamento conforme a necessidade do beneficiário.

 

Como fica o agendamento de consultas ou exames neste período de isolamento domiciliar, recomendado pelo Ministério da Saúde e apoiado pela Prevent Senior?

Considerando que os nossos beneficiários pertencem ao maior grupo de risco para contágio e complicações pelo novo coronavírus, sugerimos adiar os agendamentos de consultas e exames que não são urgentes a fim de se evitar a circulação de pessoas e diminuir o risco de transmissão do vírus.

 

A Prevent Senior está preparada para atender aos casos confirmados de COVID-19?

Sim, a rede hospitalar Sancta Maggiore está preparada para atender aos casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus. Seguimos todas as recomendações estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde.

 

Estou em tratamento oncológico. Como devo preceder?

Os pacientes em processo de diagnóstico oncológico ou já em tratamento estão sendo priorizados e mantemos o atendimento presencial.

 

Como ficam as atividades de promoção à saúde?

As atividades de promoção à saúde foram adiadas por tempo indeterminado nos clubes parceiros, bem como as atividades de reabilitação, exceto as relacionadas ao pós-operatório imediato e ao pré-operatório de cirurgias oncológicas.

 

DÚVIDAS GERAIS

 

O que é o novo coronavírus?

Os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Porém, alguns destes vírus podem causar doenças graves com impacto em termos de saúde pública, como já verificado com a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.

 

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é a infecção provocada pelo novo coronavírus.

 

Quais são os sintomas?

Os principais sintomas são:

– Febre;

– Mal-estar;

– Tosse;

– Coriza;

– Falta de ar.

 

Como ocorre a transmissão pelo coronavírus?

A transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, tais como:

– Gotículas de saliva;

– Espirro;

– Tosse;

– Catarro;

– Contato pessoal próximo, como beijo, toque ou aperto de mão com a pessoa infectada;

– Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

 

Em quanto tempo os sintomas surgem?

Os sintomas podem surgir entre 5 e 14 dias após a infecção por coronavírus.

 

Quem são os grupos mais vulneráveis?

Pessoas acima de 40 anos, especialmente os idosos;

- Pessoas com doenças crônicas como diabetes, asma, bronquite, problemas cardiovasculares;

- Indivíduos em tratamento utilizando medicamentos imunossupressores.

 

Como se prevenir?

– Fique em casa. Evite locais com aglomeração de pessoas, como o transporte público.

– Cubra boca e nariz ao tossir ou espirrar;

– Utilize lenço descartável para higiene nasal e higienize as mãos logo na sequência;

– Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca sem higienizar as mãos;

– Não compartilhe objetos de uso pessoal;

– Limpe regularmente os ambientes de sua casa e mantenha-os ventilados;

– Higienize regularmente as mãos com água e sabão ou use álcool em gel 70%;

 

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro).

 

Como é realizado o tratamento?

Ainda não existe tratamento específico para a infecção causada por coronavírus humano. No caso de suspeita ou confirmação de infecção por coronavírus são indicados repouso e consumo de muita água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso e orientação médica. Casos de infecção por coronavírus com complicações precisam de internação e cuidados especiais.

 

Devo usar máscara cirúrgica para proteção?

As máscaras de proteção devem ser utilizadas apenas por pessoas infectadas pelo coronavírus, além de seus cuidadores, familiares e profissionais de saúde que mantêm contato direto com o paciente doente.

 

O que as pessoas que tiveram contato com pacientes suspeitos de infecção devem fazer?

Valem as dicas básicas de cuidados de prevenção, além de evitar locais com aglomeração de pessoas e observar eventuais sinais ou sintomas como febre persistente, piora da tosse e dificuldade para respirar. Caso eles apareçam, é fundamental procurar um serviço de saúde.

 

O que uma pessoa com sintomas deve fazer?

Caso apresente sintomas como coriza, tosse, febre, mal-estar, falta de ar ou cansaço, oferecemos opções para que você não precise correr o risco de contágio pelo novo coronavírus ao sair de casa:

• Você pode acionar nosso serviço de telemedicina, que funciona 24 horas por dia. É simples! Basta baixar o aplicativo CONEXA SAÚDE, disponível na App Store ou Google Play, fazer o cadastro e você já poderá realizar a teleconsulta com um de nossos profissionais da saúde.

• Você também pode clicar em https://triagem-covid19.preventsenior.com.br/#/covid-19/conversa, responder às perguntas simples que preparamos para identificar um possível quadro de COVID-19 e já ser direcionado(a) para uma consulta por telemedicina na mesma hora, pelo aplicativo CONEXA SAÚDE.

 

Onde encontrar informações oficiais e evitar fake news?

As informações oficiais podem ser encontradas no site do Ministério da Saúde. (www.saude.gov.br). Evite compartilhar informações sem checar se são verdadeiras. O Ministério da Saúde também possui uma página para denúncia de fake news (notícias falsas) (www.saude.gov.br/fakenews).

 

Fonte: Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

 

 

    2º Via do Boleto
    Acesse o Portal do Beneficiário.
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