Procurar na rede de atendimento

Saiba tudo sobre os testes em massa dos beneficiários para covid-19

Os beneficiários, a partir de 12 anos, podem realizar a testagem em massa para covid-19. 

Para realizar o exame para detecção da Covid-19 (antígeno, também feito com o cotonete), basta apresentar um documento com foto e a carteirinha da Prevent Senior física ou digital. Não será necessário encaminhamento médico.

A QUEM SE DESTINAM OS TESTES?

  • Beneficiários com idade a partir de 12 anos.
  • Beneficiários que não tiveram diagnóstico de Covid-19 nos últimos seis meses. 
  • Beneficiários assintomáticos para a doença.

Todos os beneficiários, a partir de 12 anos e que estejam dentro das regras acima, estão liberados para fazer o teste.

CALENDÁRIO

  • Todos os dias (inclusive domingos e feriados) das 7h às 18h.

ONDE REALIZAR OS TESTES?

  • Drive-thru São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, s/n, Km, 1,5 – Água Funda 
  • Drive-thru Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme
  • Drive-thru Santos Convention Center – Praça Almirante Gago Coutinho, s/n – Ponta da Praia – Santos
  • Drive-thru Riocentro – Av. Salvador Allende, 6555 – Portão IA – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A TESTAGEM EM MASSA

1. Por que os testes são importantes?

A testagem é uma das ferramentas mais seguras para rastrear casos e impedir que pessoas infectadas espalhem mais a doença. Os países que obtiveram maior êxito no controle do coronavírus usaram esta ferramenta, além do distanciamento social e de demais medidas preventivas, como uso de máscaras e álcool em gel.

Em outros termos, os testes são nossa janela para a pandemia e para a forma como ela está se espalhando. Sem testes, não temos como entender a Covid-19. Os exames ainda permitem identificar os indivíduos infectados, orientando o tratamento médico que virão a receber. Ele permite o isolamento das pessoas infectadas e o rastreamento e quarentena de seus contatos. 

2. Há riscos em fazer testagem em massa?

É preciso tomar as medidas de proteção. Os exames na Prevent Senior são feitos com a observância de todos os protocolos de segurança em drive-thrus, nos quais os pacientes chegam de carro e têm seus exames coletados no interior dos automóveis.

3. A testagem em massa será feita nos mesmos locais em que já são feitos os exames normais?

Não. Ela acontecerá em postos específicos, nos drive-thrus de testagem em massa.

Os exames de Covid para pacientes sintomáticos, que independem de idade, continuam a ser realizados nos drive-thrus da Prevent com encaminhamento médico. 

4. Se eu não quiser fazer os testes, há problema?

Não, mas participar da testagem é uma forma de cuidar da própria saúde e contribuir para que a doença não se espalhe. É um ato que beneficia a sociedade como um todo, e não apenas os beneficiários da Prevent Senior.

5. Qual tipo de exame será feito? PCR, sorologia ou antígeno?

Será o teste de antígeno, diferente do PCR, mas também realizado por Swab. Ele é coletado por meio de um cotonete introduzido em uma narina e depois na outra. O exame serve para detectar a presença do vírus.

6. Quem não tem carro poderá fazer o teste?

Atenderemos a todos os beneficiários convocados dentro de sua respectiva faixa etária, independentemente do meio de locomoção, respeitando-se as medidas de segurança e distanciamento social. No entanto, sugerimos que, se não tiver carro, compareça de táxi ou use o serviço de um aplicativo de transporte, a fim de evitar aglomerações no transporte público. Precisamos evitar a todo custo o risco de contágio.

7. O teste será feito em quem quiser fazer, ou só com pedido médico?

Todos os beneficiários, a partir de 12 anos, tiveram automaticamente a autorização para esse exame inserida no sistema, visando evitar demoras e burocracia. Para realizar o teste, basta que o beneficiário apresente a carteirinha (física ou virtual) e um documento com foto.