Alimentação saudável ajuda na obtenção da maior parte das vitaminas essenciais ao corpo

Alimentação saudável ajuda na obtenção da maior parte das vitaminas essenciais ao corpo

29 de dezembro de 2022

Saúde

Elementos não engordam e mantêm o bom funcionamento do organismo

Não engorda e faz bem. Sim, estamos falando das vitaminas. Essenciais para o bom funcionamento do organismo, a maior parte desses elementos não é produzida pelo corpo humano e, por isso, precisa ser ingerida diariamente por meio de uma alimentação saudável, rica em vegetais, frutas e verduras. A exposição à luz solar também é uma forma de obter esses nutrientes e, quando há falta deles no corpo, problemas graves de saúde podem surgir.

Quer saber os tipos de vitaminas que existem, suas funções e quais alimentos ingerir para que elas cheguem ao seu organismo? O tutor de nutrologia da Prevent Senior, Thiago José Martins Gonçalves, esclareceu tudo sobre o assunto. Continue lendo esse conteúdo, aqui no blog, para saber mais e não se esqueça de compartilhar com amigos e familiares.

A importância de consumir vitaminas

As vitaminas são de suma importância quando pensamos em imunidade, defesa contra doenças, fortalecimento de ossos, boa circulação sanguínea, saúde ocular, entre outros. Suas funções são inúmeras e sempre estão relacionadas ao bom funcionamento de cada estrutura do corpo humano. Contudo poucas delas são produzidas pelo organismo, o que reafirma a necessidade de escolher bem cada alimento que ingerimos.

“Uma dieta saudável, por exemplo, com frutas, legumes, leite, ovos e folhas verdes, permite obter a maior parte das vitaminas fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Além disso, diferente de outros nutrientes, elas não precisam ser ingeridas em grande quantidade para cumprir o seu papel”, destaca o nutrólogo.

Quanto às poucas vitaminas produzidas pelo corpo, o médico cita a D, que é obtida por meio da exposição de braços e pernas ao sol, pelo menos três vezes na semana, por um período de 15 minutos, e a vitamina K, que é produzida por bactérias em nosso intestino.

Veja quais são as principais vitaminas, suas funções e alimentos em que estão presentes:

- Vitamina A: atua como antioxidante e contribui com a saúde ocular

Presente na cenoura, espinafre, tomate, mamão, fígado, ovos, etc.

- Vitamina D: auxilia na absorção de cálcio nos ossos e reforça a imunidade

Presente em fígado e peixes gordos, como atum e salmão. Também pode ser produzida pelo organismo com a exposição a raios solares.

- Vitamina E: atua como antioxidante, alivia tensões musculares e previne doenças cardíacas

Presente em óleos vegetais (girassol e amendoim), brócolis, ovos e leite.

- Vitamina K: ajuda na regulação da coagulação sanguínea

Presente em brócolis, espinafre, couve, fígado.

- Vitamina C: estimula o sistema imune contra gripes e outras infecções e favorece a formação de dentes e ossos

Presente em frutas cítricas (laranja, limão), acerola, kiwi e brócolis.

- Vitamina B1: ajuda na manutenção do sistema nervoso e circulatório

Presente em cereais, verduras, feijão, carnes bovinas, ovos, leite, fígado.

- Vitamina B2: auxilia na produção de células sanguíneas e de defesa

Presente em carnes bovinas, grãos, leite, vegetais.

- Vitamina B3: ajuda no funcionamento do sistema circulatório e imunológico

Presente em carnes magras, cereais, feijão e fígado.

- Vitamina B6: contribui com o bom funcionamento das células do corpo

Presente em leveduras, carnes bovinas e grãos.

- Vitamina B12: auxilia na produção de células sanguíneas e no crescimento e desenvolvimento.

Presente em carnes bovina e suína e fígado.

Atenção! As vitaminas também podem ser levadas ao organismo por meio de medicamentos, mediante prescrição médica. Essa forma de obtenção de nutrientes ocorre apenas quando o paciente possui deficiência ou carência de vitaminas no corpo e a indicação deve ser feita por um médico e/ou nutricionista.

Problemas causados pelo excesso e falta de vitaminas

Como tudo na vida, equilíbrio é fundamental. No caso das vitaminas não é diferente: tanto o excesso quanto a falta são prejudiciais. Doses elevadas no organismo podem causar quadros de intoxicação. O abuso de vitamina A, por exemplo, pode resultar em problemas na pele, fissuras nos lábios, dores de cabeça e tontura, queda de cabelo, câimbras, lesões hepáticas e interrupções de crescimento. O excesso de vitamina D pode causar hipercalcemia (aumento do cálcio no sangue), pressão alta, perda de apetite, problemas renais, náuseas e vômitos. Muita vitamina C, por sua vez, pode levar a cólicas estomacais, diarreia e até mesmo cálculos renais.

Pouca vitamina no organismo também é um problema, assim como alerta o nutrólogo Thiago Gonçalves. “A falta de vitaminas no corpo altera o metabolismo e o desenvolvimento das células, podendo ocasionar as mais variadas doenças. Essa carência de nutrientes pode ser chamada de hipovitaminose [falta pouco severa] ou avitaminose [falta extrema]”, explica.

Lista de problemas causados pela baixa quantidade de vitamina no corpo

Obtenção de vitaminas a partir dos 50 anos

Uma das faixas etárias mais preocupantes quanto à obtenção de vitaminas é a partir dos 50 anos, de acordo com o especialista da Prevent Senior. “Neste período da vida, o organismo começa a reduzir o metabolismo basal [quantidade calórica que o corpo necessita] e os níveis hormonais no sangue. Por isso, é necessário ingerir vitaminas em níveis adequados para manutenção da saúde dos ossos e reduzir a velocidade de perda de massa muscular [sarcopenia]”, esclarece.

O médico também destaca outro ponto de atenção nesta idade: os medicamentos ingeridos para tratar outras doenças podem interferir na absorção de vitaminas, além de causar algumas deficiências quando usados de forma crônica e prolongada.

Nutrição na Prevent Senior

A Prevent Senior possui equipes de nutrição e de médicos generalistas que podem avaliar a necessidade de suplementar ou não vitaminas ao beneficiário para o adequado funcionamento do corpo, assim como realizar um acompanhamento do quadro de saúde de cada paciente. Consultas com esses profissionais podem ser marcadas por meio da Central de Agendamento da operadora.

A Prevent Senior

Especialista em pessoas, a Prevent Senior atua há mais de 25 anos e conta com uma ampla rede própria. Os Hospitais e Prontos-Atendimento Sancta Maggiore são equipados com o que há de melhor para oferecer sempre em cuidados diferenciados.

A rede ainda é composta por Núcleos de Medicina Avançada e Diagnóstica e Núcleos especializados em Cardiologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia/Traumatologia e Reabilitação em São Paulo e no Rio de Janeiro.

#VEMSERPREVENT

Entre em contato AQUI com um consultor. Indique para amigos e familiares