No verão, o sol brilha com mais intensidade e nos convida a interagir ao ar livre e aproveitar a estação mais quente do ano. É também quando as atividade físicas a céu aberto são mais praticadas e merecem atenção redobrada quanto à proteção. Especialmente nos dias de muito calor, é recomendado evitar a superexposição ao sol para impedir o desenvolvimento de problemas como insolação, desidratação e alteração da pressão arterial.
Mas fique tranquilo! O Blog da Prevent reuniu dicas para que você aproveite todos os benefícios das atividades físicas neste período com muita saúde e bem-estar.
Exercícios Físicos - saúde e convívio social
A primeira orientação para aproveitar os belos dias de calor sem colocar a saúde em risco é buscar uma avaliação médica antes de iniciar a prática de exercícios físicos. É neste momento que o profissional de saúde indica os melhores hábitos e tipos de atividades de acordo com cada pessoa. No entanto, alguns cuidados são unânimes e são válidos para todos.
“Especialmente nesta época do ano, os dias duram mais tempo, favorecendo as práticas de exercícios pela manhã e no final da tarde, momentos em que há menor incidência dos raios solares e temperaturas mais amenas e propícias para a prática esportiva”, destaca o médico mentor e cardiologista da Prevent Senior, Phillipe Leitão. Ele lembra que, nesse período, ocorrem diversos eventos que promovem a prática de atividade física, que tem uma grande importância para o estímulo ao convívio social e, consequentemente, benéfico para a saúde.
O especialista, em contrapartida, alerta para alguns problemas que podem surgir caso essas atividades sejam iniciadas sem os devidos cuidados. “Neste período, os riscos de queda da pressão arterial e desidratação aumentam drasticamente, principalmente nos horários em que o calor é muito intenso”, explica o cardiologista.
Para evitar esses riscos, o médico da operadora elenca oito dicas que vão ajudar a aproveitar ao máximo e com segurança a temporada mais quente e popular do ano:
1 – Tome água em abundância
No verão, devido às altas temperaturas, existe uma tendência maior de o organismo ficar desidratado. Por isso, é recomendada a ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia.
Saiba mais dicas de como melhorar hábitos de hidratação clicando aqui.
2 – Consuma alimentos com grande quantidade de água na composição
A água pode ser encontrada em grandes quantidades em diversos alimentos. A melancia, por exemplo, é composta por cerca de 90% de água, sendo considerada uma boa aliada na hidratação. Abacaxi, laranja, melão e mamão também são frutas indicadas para consumo durante os dias de calor. Aproveite também bebidas como água de coco, sucos e chás.
Descubra mais sobre os alimentos ideias para consumir no verão clicando aqui.
03 – Exercite-se com moderação
Faça atividades físicas ao ar livre em média quatro vezes na semana, com duração de 45 minutos, e fique sempre atento ao limite do seu corpo. O segredo está em prestar atenção aos sinais dele para cuidá-lo da melhor forma.
04 – Pratique atividades físicas antes das 10h e após as 17h
Nesses períodos, é possível evitar as temperaturas mais quentes e tornar a atividade física ao ar livre mais prazerosa e segura.
05 – Use roupas leves, apropriadas e que protejam da superexposição ao sol
Usar a vestimenta, calçado e acessórios adequados ajudam no conforto e segurança na prática de exercícios durante o verão. Roupas com tecidos mais leves e que possibilitem a respiração da pele, tênis adequado para exercícios, bonés, chapéus, óculos e viseira podem ajudar na proteção de olhos e cabeça.
6 - Cuidado com os mosquitos
Para evitar doenças como dengue ou até mesmo alguma reação alérgica, é indicado o uso de repelentes e de roupas protetoras contra picadas de insetos.
Para saber mais sobre como se proteger dos mosquitos, confira aqui. (se tiver saído antes)
7 - Atenção com as aglomerações
Sobretudo quando existir dificuldade de mobilidade ou comorbidades, dê preferência a locais mais calmos e longe de grande concentração de pessoas. Dessa forma, é possível evitar traumas e lesões inesperadas.
08 – Use protetor solar no corpo e no rosto
O câncer de pele é um dos fatores de maior risco quando se trata da exposição da pele ao sol. De acordo com o dermatologista e chefe da especialidade na Prevent Senior do Rio de Janeiro, Lucas Serrão, o protetor solar, a partir de 30 fps (fator de proteção solar), já é suficiente para proteger a pele, desde que seja aplicado e reaplicado da forma e na quantidade corretas.
Atenção e autoconhecimento
Apesar das dicas mencionadas aqui, o cardiologista da operadora destaca a necessidade de que cada paciente tenha um entendimento prévio do seu histórico de saúde antes de realizar atividades físicas. “Pacientes diabéticos, principalmente os usuários de insulina, devem estar atentos aos riscos de hipoglicemia (baixa concentração de glicose no sangue). Na prática esportiva, há um maior gasto da glicose sanguínea que não necessita de insulina, o que pode precipitar uma crise de hipoglicemia em alguém mal orientado”, esclarece o médico Phillipe Leitão.
Outras condições como cardiopatias, tabagismo, pneumopatias e demais doenças crônicas também merecem atenção e avaliação prévia de médico especialista antes de qualquer atividade física. Sobretudo nesses casos, o recomendado é a realização de exercícios em locais com estrutura adequada, sob orientação de profissionais e com fácil acesso de para equipes médicas.
A Prevent Senior
Operadora de saúde especialista em pessoas, a Prevent Senior atua há quase 26 anos e conta com uma ampla rede própria. Os Hospitais e Prontos-Atendimentos Sancta Maggiore são equipados com o que há de melhor para oferecer sempre em cuidados diferenciados. A rede ainda é composta por Núcleos de Medicina Avançada e Diagnóstica e Núcleos especializados em Cardiologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia/Traumatologia e Reabilitação em São Paulo e no Rio de Janeiro.
#VEMSERPREVENT
Entre em contato AQUI com um consultor. Indique para amigos e familiares.