A musicoterapia tem impactos positivos para o nosso bem-estar em diversas situações

A musicoterapia tem impactos positivos para o nosso bem-estar em diversas situações

3 de outubro de 2022

Saúde

Quem canta, seus males espanta: especialista da Prevent Senior explica como a música pode ajudar na recuperação cirúrgica, para desenvolvimento e acompanhamento de pacientes e muito mais

Você certamente já ouviu ou leu sobre os benefícios da música para a nossa saúde, principalmente em relação ao sentimento de alegria ao ouvirmos uma música ou artista que gostamos. Uma percepção popular que vem ganhando cada vez mais força científica, com a musicoterapia como uma aliada na recuperação pós-cirurgias, para desenvolvimento e acompanhamento de pacientes com distúrbios neurológicos e muito mais. Saiba mais sobre o assunto no post de hoje, aqui no Blog da Prevent.

Leia no Blog: como a higiene do sono ajuda a dormir melhor todos os dias?


Você sabia? A música alivia a dor

“Quando estamos com dor, a nossa atenção se volta quase que exclusivamente a essa sensação. Ao ouvirmos um artista que gostamos, evocamos lembranças positivas e desviamos a nossa concentração para outro ponto, deixando momentaneamente a dor de lado. Além disso, também favorece a liberação de endorfinas que aumentam a sensação de prazer, auxiliando na modulação da ansiedade. Com os níveis de ansiedade mais controlados, a intensidade e a frequência da dor podem reduzir ”, reforça o dr. Lucas Marchetti, psiquiatra e tutor da especialidade da Prevent Senior.

Leia no Blog: veja o passo a passo para agendar a sua teleconsulta

Música para a saúde da alma.

Outros benefícios da música

  • Movimentação: quem dança, se movimenta. Para o corpo é essencial se manter ativo.
  • Comunicação: pode indicar uma outra forma de se comunicar, de organizar ideias e expor pensamentos. Isso acontece porque existem tempos e cadências diferentes da fala normal. É uma alternativa.
  • Vínculos maternos: quando a mãe canta para o bebê, isso ajuda a fortalecer o vínculo porque a criança passa a reconhecer a voz da mãe e isso se torna um elemento de segurança.
  • Autoconhecimento: ao descobrir uma nova música, um artista, um estilo diferente, você pode transitar por mundos e perspectivas que não está acostumado. E isso pode gerar sensações, pensamentos e ideias novos.
  • Fadiga: sempre que estamos nos exercitando, a fadiga dá o ar da graça e isso leva ao cansaço. Ao ouvir música durante a caminhada ou corrida no parque, por exemplo, essa sensação é "disfarçada" e você ganha aquele gás a mais para seguir no exercício.
  • Bom dia e boa noite: durante as manhãs, músicas mais alegres e agitadas ajudam a despertar. Já à noite, sons mais tranquilos relaxam e favorecem o descanso.

A música faz parte da Prevent

Em algumas unidades da Rede Própria, beneficiários e colaboradores podem tocar instrumentos para deixar o ambiente ainda mais agradável. E não são poucos os casos de homens e mulheres que arriscam uma música aqui e outra ali nos pianos que estão disponíveis. Mais do que entreter entre uma consulta e outra, o objetivo é valorizar o impacto da música na saúde mental de quem frequenta as unidades. Confira abaixo:

Paulo Frigerio

Paulo Frigerio é uma dessas pessoas. Beneficiário da operadora, ele descobriu que a Prevent Senior disponibiliza pianos em algumas das suas unidades ao acompanhar sua esposa em uma tomografia. "Falaram que eu tinha a liberdade de tocar, então eu venho uma vez por semana aqui [Hospital Sancta Maggiore Santa Cecília] e realizo esse trabalho com muito carinho. Com a música, eu alivio alguma tensão, alguma ansiedade, alguma dor e, por vezes, até possibilito algum sorriso, uma alegria", destaca.

Luciana de Crescenzo

Luciana acompanhou a mãe, paciente oncológica, durante uma internação no Hospital Sancta Maggiore Mooca em setembro. No período que esteve ali, tentou trazer um pouco de alívio para a mãe e para outros pacientes do andar compartilhando o dom que possui no violino. "A música faz parte da minha vida desde criança. Comecei a tocar piano aos quatro anos e aprendi a tocar o violino sozinha. Assim como a música me toca, eu tenho certeza que toco as pessoas que precisam da minha ajuda", conta. "Foi muito gratificante ver a reação dos pacientes e acompanhantes quando toquei. Isso me emociona e me alimenta", complementa.

Depois desse episódio, a mãe de Luciana apresentou melhora e teve alta. A filha, moradora do interior de São Paulo, relata que levar música aos que mais precisam faz parte do seu dia a dia e que costuma fazer isso em asilos, por exemplo. Ela também cita com orgulho que seus três filhos são músicos por amor e fala da sua trajetória neste meio. "Eu montei uma orquestra chamada Spalla, que significa ombro em italiano, e ganhamos vários prêmios. Além disso, atuo em uma ONG chamada Acorde que ensina músicas para crianças", completa.


Confira as unidades da Rede Prevent em São Paulo com pianos disponíveis:

  • Hospital Sancta Maggiore Dubai

R. Francisco Tramontano, 100 - Real Parque

  • Hospital Sancta Maggiore Paris

Rua General Chagas Santos, 314 - Vila da Saúde

  • Hospital Sancta Maggiore Pinheiros

Rua Cristiano Viana, 890 - Cerqueira César

  • Hospital Sancta Maggiore Rússia

Avenida Professor Francisco Morato, 1133 - Butantã

  • Hospital Sancta Maggiore Santa Cecília

Rua Jaguaribe, 144 - Vila Buarque

  • Núcleo de Oncologia Prevent Senior Vila Mariana

Rua Vergueiro, 1695 - Vila Mariana


Tem mais música de qualidade para você!


A Prevent Senior

A operadora de saúde especialista em pessoas. A Prevent Senior atua há mais de 25 anos e conta com uma ampla rede própria. Os Hospitais e Prontos-Atendimentos Sancta Maggiore são equipados com o que há de melhor para oferecer sempre em cuidados diferenciados. A rede ainda é composta por Núcleos de Medicina Avançada e Diagnóstica e Núcleos especializados em Cardiologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia/Traumatologia e Reabilitação em São Paulo e no Rio de Janeiro.

#VEMSERPREVENT

Entre em contato AQUI com um consultor. Indique para amigos e familiares.