Aparelho multiespectral com calibração médica e softwares com reconhecimento de padrões funcionais por cores específicas por estrutura. Ou seja, conseguimos avaliar estruturas musculares e mensurar inflamações.
A termografia é uma modalidade de captação da radiação infravermelha do corpo humano, que mensura e mapeia indiretamente a distribuição da temperatura emitida pela superfície corporal, determinando imagens relacionadas à avaliação.
A termografia ocupa hoje papel importante na medicina esportiva para diagnóstico, prevenção e acompanhamento de lesões e outros distúrbios de saúde.
É um método de diagnóstico por imagem que, por meio de sensor acoplado a um sistema computacional, mensura à distância a radiação infravermelha emitida pela superfície cutânea com sensibilidade de 0,05ºC, isto é, sem contato físico. A termografia possibilita monitorar a temperatura da superfície corporal antes, durante e após o movimento e detectar mudanças causadas pelo exercício.
Os atletas são expostos diariamente a estresses físicos de treinamento e de competições. Desta forma, lesões por sobrecarga são frequentes e seu diagnóstico precoce é de suma importância.
Na Medicina do Esporte, o uso da termografia pode proporcionar melhores resultados aos atletas por ser um instrumento muito útil na recuperação física após treinamentos e competições, na identificação de fatores de risco e na prevenção de lesões.
Além disso, é uma importante ferramenta para o acompanhamento do treinamento esportivo, visto que pode ser utilizado na avaliação da quantificação da carga de trabalho e na prevenção ou identificação de possível overtraining.
Esta técnica permite, ainda, identificar de maneira precisa a localização da inflamação, sendo peça importante também no trabalho de recuperação dos atletas assintomáticos.