Pneumologista da Prevent Senior alerta sobre os riscos do cigarro eletrônico

Pneumologista da Prevent Senior alerta sobre os riscos do cigarro eletrônico

11 de julho de 2022

Saúde

Conheça também o Respira Prevent, um programa desenvolvido para ajudar quem deseja parar de fumar

Com vários aromas e sabores disponíveis, o cigarro eletrônico vem chamando a atenção das pessoas. Principalmente, dos mais jovens que adoram uma novidade. E com popularização também aumentam os questionamentos em relação aos seus mitos e verdades. Afinal, os cigarros eletrônicos são “melhores” ou “piores” para a nossa saúde se compararmos aos cigarros tradicionais? Continue a leitura do post de hoje, aqui no Blog da Prevent, e confira tudo sobre o assunto.

Leia no Blog da Prevent: Sancta Maggiore, uma história que começou na Bela Vista

Cigarro eletrônico
É preciso redobrar a atenção em relação aos males do cigarro eletrônico.

Cigarro eletrônico: esclareça as suas dúvidas aqui

Para esclarecer os principais pontos sobre os cigarros eletrônicos, que também podem ser chamados de “vapes”, “e-cigs”, “e-cigarros” ou “e-cigarettes”, convidamos um especialista da Prevent Senior para tratar do assunto, o pneumologista Aldo Agra de Albuquerque Neto.

O cigarro eletrônico faz mal à saúde?

VERDADE!

Ao contrário do que muita gente acredita, o cigarro eletrônico não é apenas um vapor de água com sabor. Há diversas substâncias com potencial de causar malefícios à saúde. Por exemplo, a nicotina, que está diretamente associada à dependência química. Também está presente em sua composição o propilenoglicol, um irritante pulmonar que, quando aquecido, se transforma no formaldeído, um conhecido agente cancerígeno. Ainda há a acroleína, associada a doenças pulmonares e cardiovasculares, além de vários metais pesados e muitas outras substâncias que ainda não se sabe o efeito pulmonar a longo prazo, mas que apresentam grande potencial de causar novas doenças.

O dispositivo não vicia?

MITO!

O cigarro eletrônico contém nicotina, que é a substância responsável pela dependência química. O cigarro eletrônico ainda usa uma nicotina modificada, o sal de nicotina, que é uma forma com maior potencial para causar dependência em relação à substância presente no cigarro convencional.

A venda é proibida no Brasil?

VERDADE!

Sim, desde 2009 a ANVISA proíbe a comercialização, importação e propaganda de qualquer dispositivo desta categoria, ou seja, de qualquer tipo de cigarro eletrônico.

Quem fuma cigarro eletrônico consegue abandonar, com mais facilidade, o cigarro normal?

MITO!

A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) não considera o cigarro eletrônico como forma de tratamento para o cigarro convencional. Ou seja, não faz parte do arsenal terapêutico para tratamento do tabagismo. Em muitos casos, ocorre o efeito oposto: o usuário do cigarro eletrônico faz o uso associado com o cigarro convencional e até aumenta o seu consumo de nicotina.

Dispositivo não agride o meio ambiente?

MITO!

Mesmo não produzindo monóxido de carbono (pela ausência do tabaco), o cigarro eletrônico apresenta diversos aditivos que poluem o meio ambiente.

Quem fuma cigarro eletrônico tem mais chances de sofrer infarto?

VERDADE!

O risco de infarto é maior se compararmos quem fuma cigarro eletrônico e não-fumantes, podendo chegar a 42%, conforme alerta a minha colega especialista em dependência química da área de Pneumologia no Hospital das Clínicas (HC), Stella Martins.

Leia no Blog da Prevent: Novo golpe do boleto exige atenção redobrada dos beneficiários

Cigarro eletrônico

O que é e como funciona o Respira Prevent?

Iniciado em 2019, o programa é focado no combate ao tabagismo. Em outras palavras, beneficiários que desejam parar de fumar podem aderir ao tratamento. Os pilares são:

> Fim do tabagismo.

> Prevenção às comorbidades relacionadas.

> Promoção de bons hábitos alimentares.

> Incentivo ao equilíbrio emocional.

> Melhora do condicionamento físico.

> Promoção da socialização.

“O programa é dividido em quatro estágios: motivacional, ação, manutenção I e manutenção II. Após a pandemia, passamos a realizar encontros semanais via teleatendimento, o que facilitou, e muito, a ajuda aos beneficiários que desejam largar o vício ou mesmo continuar longe do cigarro”, afirma a Adriana Bianchi, responsável pelo Respira Prevent.

O estágio motivacional visa a estimular e incentivar. O foco é mostrar os impactos do tabagismo na saúde e manejos para quem busca parar de fumar. Já a segunda etapa (ação) é composta também por medidas práticas como orientação de alimentação antioxidante, manejos alimentares para saúde emocional e mental, recursos de enfrentamento, autossabotagem, comportamento repetitivo, entre outros tópicos. Por fim, os estágios de manutenção oferecem todo o suporte para quem não é mais usuário do cigarro, quando são tratados temas como recaídas e ansiedade.

O programa, que já atendeu mais de 1.100 pessoas, conta com o suporte de pneumologistas, psicólogos, nutricionistas, educadores físicos, fisioterapeutas cardiopulmonares e de cirurgia de tórax da operadora de saúde especialista em pessoas. Não é preciso encaminhamento médico para participar do Respira Prevent.

Entre em contato com a Central de Atendimento e consulte todas as informações:

Telefone de contato: (11) 3003-2442.


SCREENING PULMONAR

A Prevent Senior faz questão de incentivar o diagnóstico precoce em diversas áreas da saúde. Com o câncer, um dos mais sérios danos possíveis causados pelo tabagismo, não é diferente. Para tal, o Screening Pulmonar é um programa de rastreio de tumores no pulmão em pacientes com maior risco de desenvolvimento da doença. Também é aplicado em pacientes com maior carga tabagística e dentro de uma faixa etária específica. É preciso indicação médica.

Você tenta e não consegue parar de fumar?


A Prevent Senior

A operadora de saúde especialista em pessoas. A Prevent Senior atua há mais de 25 anos e conta com uma ampla rede própria. Os Hospitais e Prontos-Atendimentos Sancta Maggiore são equipados com o que há de melhor para oferecer sempre em cuidados diferenciados. A rede ainda é composta por Núcleos de Medicina Avançada e Diagnóstica e Núcleos especializados em Cardiologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia/Traumatologia e Reabilitação em São Paulo e no Rio de Janeiro.

#VEMSERPREVENT

Entre em contato AQUI com um consultor.

Indique para amigos e familiares.