Condição é cada vez mais comum em todo o mundo. Conheça os sinais

Condição é cada vez mais comum em todo o mundo. Conheça os sinais

14 de dezembro de 2022

Saúde

Médica do sono da Prevent Senior é a convidada da vez e esclarece tudo sobre os principais fatores causadores e dicas para melhorar a qualidade do sono

Um distúrbio que afeta milhares de pessoas em todo o mundo, a paralisia do sono ocorre quando há a incapacidade de movimentação do corpo ou fala, mesmo com a plena consciência do que está acontecendo. Uma crise que pode durar segundos ou minutos, tanto ao acordar, ou antes de adormecer. Para conhecer mais sobre o assunto, convidamos a Dra. Greice Elen Capelli, pneumologista e médica do sono da Prevent Senior. Continue a leitura do post de hoje e aproveite para compartilhar o conteúdo do Blog com amigos e familiares.


O que provoca a paralisia do sono?

O distúrbio ocorre quando há uma falha na comunicação cerebral. Em uma situação normal, o cérebro envia aos músculos avisos de descanso e de despertar, quando vamos dormir e quando precisamos acordar. Segundo Greice, o problema ocorre justamente neste momento. “O cérebro envia uma mensagem aos músculos, no momento de despertar, para que a pessoa consiga se movimentar. Então, quando há uma falha nesta ligação, o cérebro acorda e os músculos não, levando ao quadro de paralisia do sono, que pode durar segundos ou minutos”.

Leia no Blog da Prevent: veja como colocar em prática a higiene do sono

As causas do problema podem variar de pessoa para pessoa e, em determinados casos, pode ser necessária uma investigação aprofundada dentro dos campos da neurologia e psiquiatria. Porém, de uma forma geral, alguns fatores são genéricos. “Pessoas ansiosas e estressadas são mais facilmente acometidas pela paralisia do sono, pois são indivíduos que não conseguem relaxar completamente e isso leva a hábitos irregulares de sono, o que influencia no surgimento do problema. E cada vez mais os casos aumentam, acompanhando o crescimento, em todo o mundo, da ansiedade”, complementa Greice.


Identifique os sintomas

> Não conseguir movimentar voluntariamente o corpo e ouvir vozes e sons ao acordar ou quando está pegando no sono
> Percepção que há alguém no ambiente, mesmo quando está sozinho (a)
> Sensação de afogamento ou falta de ar
> Sensação de flutuar, o que é popularmente conhecido como “visualizar o corpo de fora”
> Sonolência diurna

“Faz toda a diferença procurar um médico ao notar alguns dos sintomas acima, mesmo que seja algo simples, como não conseguir mexer os dedos ou sensação de falta de ar ao acordar, especialmente quando o fato ocorrer duas ou mais vezes ao longo de um semestre. Quando episódios são isolados, não há tal necessidade”. Também vale a pena redobrar a atenção com a incidência de fatores como cansaço excessivo, sonolência diurna e falta de concentração e memória.

Paralisia do sono: confira dicas para dormir melhor

Dicas para tentar superar o problema

Uma boa dica para tentar superar a paralisia do sono é focar na movimentação. Ou seja, tentar de alguma maneira se movimentar, comunicar-se com uma pessoa que está próxima. O controle emocional também faz a diferença, por se tratar de uma crise passageira. “Sabemos que é uma sensação muito desconfortável. A pessoa tem a sensação de que está acordada e sonhando ao mesmo tempo. Todavia, é algo que vai passar, vai acabar em alguns segundos ou minutos”, complementa Greice.


Você dorme mal?

Veja dicas para ter noites de sono mais tranquilas e saudáveis:


A PREVENT SENIOR

A operadora de saúde especialista em pessoas. A Prevent Senior atua há mais de 25 anos e conta com uma ampla rede própria. Os Hospitais e Prontos-Atendimentos Sancta Maggiore são equipados com o que há de melhor para oferecer sempre em cuidados diferenciados. A rede ainda é composta por Núcleos de Medicina Avançada e Diagnóstica e Núcleos especializados em Cardiologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia/Traumatologia e Reabilitação em São Paulo e no Rio de Janeiro.

#VEMSERPREVENT

Entre em contato AQUI com um consultor. Indique para amigos e familiares.


ATENÇÃO! Somente médicos devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, recomendar tratamentos e receitar medicamentos. Em caso de suspeita de sintomas, agende uma consulta ou procure uma das unidades de pronto atendimento da Prevent Senior.