Controle da asma: uma vida sem limitações

Controle da asma: uma vida sem limitações

21 de junho de 2022

Saúde

Doença crônica afeta vias respiratórias e o pulmão, mas pode ser controlada com o tratamento adequado

Cansaço, falta de ar frequente, tosse seca e chiado no peito podem ser asma, uma doença crônica que não tem cura, afetando as vias respiratórias e o pulmão, mas que pode ser facilmente controlada com o tratamento adequado. Para isso, no entanto, você precisa ficar atento ao blog da Prevent Senior. Aqui explicaremos tudo sobre a doença e como viver sem limitações mesmo com esse diagnóstico,

Esses cuidados são reforçados neste Dia Nacional de Controle da Asma (21/6), definido pelo Ministério da Saúde para promover um olhar especial e esclarecimentos sobre o tema. Preocupação que também é compartilhada pela Prevent Senior, a qual possui profissionais de ponta para cuidar dos beneficiários que possuem a doença.

O que é a asma e seu tratamento?

A asma é uma doença crônica inflamatória que afeta os brônquios – tubulações que levam o ar para os pulmões. Ou seja, quando essas estruturas inflamam, ficam mais estreitas, causando o chiado no peito e a dificuldade em respirar.

Mulher usando bombinha de asma

De acordo com o médico Leonardo Ignácio Cação, pneumologista e coordenador da equipe de pneumologia da Prevent Senior, a doença é controlável com o uso de medicação em mais de 80% dos casos, possibilitando que o paciente fique assintomático. Para isso, é necessário que a pessoa fique atenta aos sintomas para buscar o atendimento médico especializado o quanto antes e, assim, descobrir o grau da doença e a medicação mais indicada para reduzir as crises.

“Existem pacientes que usam a medicação por um tempo e quando melhoram interrompem o tratamento. Depois, a asma volta. Então, a regularidade do uso do remédio prescrito é importante”, explica o doutor Leonardo, que destaca a possibilidade de a doença levar à morte do paciente, em alguns casos, se não cuidada devidamente.

Leonardo Ignácio Cação, pneumologista da Prevent Senior

O tratamento para a asma é baseado em corticóide inalatório e broncodilatadores, além do uso de corticóide oral em casos de crises. Esse tratamento auxilia na desinflamação dos brônquios, ocasionando a desobstrução e melhorando a respiração.

Crises

Os pacientes que sofrem com a doença, segundo o pneumologista da Prevent Senior, precisam ter atenção a alguns fatores que podem desencadear uma crise asmática, como alergias a poeira, mofo, cheiros fortes, medicamentos, pelo de animais, produtos de limpeza, dentre outros.

"Com a chegada do inverno, as pessoas que têm asma sofrem mais porque ficam mais expostas a um tempo seco, propício a rinite, por exemplo, especialmente com a retirada de casacos e cobertores dos armários, fazendo levantar poeira e ácaro”, explica o doutor Leonardo.

Outras dicas:

  • Evitar o uso do cigarro. A ação piora as crises, descontrola a doença e dificulta o tratamento.

  • Manter a carteira de vacinação em dia, principalmente quando se trata da Covid-19 e da Influenza. O paciente que é diagnosticado com um desses vírus tem grande possibilidade de ter suas crises asmáticas agravadas.

Prevalência

O pneumologista Leonardo Ignácio Cação, da Prevent Senior, aponta que a asma tem prevalência alta na população e na maioria dos casos está relacionada a fatores genéticos. “Geralmente, as pessoas que possuem um familiar asmático de primeiro grau, por exemplo, pai e filho, têm um risco maior de ser diagnosticado com a doença. Além disso, não é preciso ser criança ou mais jovem para ter crises de asma. A doença pode se desenvolver em uma idade mais avançada”, esclarece.

Muitos casos de asma começam na infância, quando o pulmão do paciente é menor, o que faz o órgão inflamar mais rápido. Na fase da adolescência, por sua vez, geralmente há um estirão e o pulmão cresce de tamanho, ganhando volume e melhorando a respiração. Com o envelhecimento, no entanto, a pessoa que possui esse diagnóstico tende a voltar a apresentar crises.

“Se tem alguma informação importante para deixar nesse Dia Nacional de Controle da Asma é a importância da identificação dos sintomas e o início do tratamento, assim como sua regularidade”, ressaltou o pneumologista.

Atividade física

Há quem pense que uma pessoa que tem asma não pode praticar atividades físicas, o que é refutado pelo médico da Prevent Senior. O doutor Leonardo afirma que o exercício físico, alinhado a uma boa hidratação, ajuda de maneira significativa na melhoria da função pulmonar dos pacientes asmáticos que estão com o tratamento em dia, reduzindo as crises mais intensas da doença. No entanto, não recomenda o esforço físico para a pessoa enquanto estiver passando por uma crise de asma.

A Prevent Senior

A operadora de saúde especialista em pessoas. A Prevent Senior atua há mais de 25 anos e conta com uma ampla rede própria. Os Hospitais e Prontos-Atendimento Sancta Maggiore são equipados com o que há de melhor para oferecer sempre em cuidados diferenciados, inclusive para tratamentos específicos para casos de asma.

A rede ainda é composta por Núcleos de Medicina Avançada e Diagnóstica e Núcleos especializados em Cardiologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia/Traumatologia e Reabilitação em São Paulo e no Rio de Janeiro.

#VEMSERPREVENT

Entre em contato AQUI com um consultor.

Indique para amigos e familiares.