De olho em seletiva para equipe olímpica, judoca apoiada pela Prevent Senior conquista duas medalhas em competições após se recuperar de lesão

De olho em seletiva para equipe olímpica, judoca apoiada pela Prevent Senior conquista duas medalhas em competições após se recuperar de lesão

5 de abril de 2023

Com ouro na Copa São Paulo e prata no Campeonato Brasileiro Regional, Victoria Archina se credencia como destaque na categoria pesados (acima de 78 Kg)

Recém recuperada de contusão, a judoca Victoria Archina de Oliveira, que conta com o apoio da Prevent Senior, retornou no meio de março aos tatames com resultados expressivos: duas finais em competições importantes em um intervalo de 15 dias. Com foco na seletiva para a equipe olímpica que será realizada em junho, em São Paulo, a atleta ganha confiança com as boas atuações em sequência.

Após tratamento para recuperação do ligamento cruzado posterior do joelho que lesionou em novembro de 2022, era natural que a volta às competições ocorresse em ritmo cadenciado. Mas o resultado foi muito melhor: Victoria foi campeã da Copa São Paulo de Judô, disputada em São Bernardo do Campo (SP) em 18/3, e ficou com a prata no Campeonato Brasileiro Regional, em 1º/4, em Vitória (ES).

Atualmente defendendo o Minas Tênis Clube, Victoria teve uma atuação irretocável na Copa São Paulo, quando venceu as quatro lutas, derrotando por ippon a atleta Viviane Fernandes da Costa Mota, da Associação Namie de Judô, na final. Era a única competição nacional que ainda não havia conquistado.

Victoria aplica o golpe da vitória na final da Copa São Paulo de Judô
Victoria sobe ao lugar mais alto do pódio para receber a medalha de ouro

Duas semanas depois, nova final no Campeonato Brasileiro Regional: Victoria encontrou a colega Ana Damasceno, também do Minas Tênis Clube, e ficou com a prata. O destaque da trajetória na competição foi para a luta contra Giovanna Santos, do Flamengo, campeã das duas últimas seletivas: “Esse resultado foi de extrema importância, significa que estou no caminho certo em relação à preparação que venho fazendo”, destacou a judoca.

A atleta destaca a importância da parceria com a Prevent Senior na sua vida de atleta, que permite a dedicação exclusiva ao esporte:

“Talvez eu não conseguiria nem estar aqui em Minas Gerais treinando, porque a gente tem ajuda de custo (no clube), mas esse patrocínio que eu tenho com a Prevent Senior é fundamental para conseguir me manter no esporte. Até comparo com o pessoal que treina comigo e eu me sinto realmente privilegiada”

Paulistana da Mooca, Victoria foi revelada pelo Clube Atlético Juventus. Tem como principais resultados o primeiro lugar na Copa Minas Internacional de Judô e o segundo na Copa Rio Internacional de Judô, ambos em 2022, e o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro Sênior de 2021. Também em 2022, conquistou o quinto lugar no Troféu Brasil Sênior.

Mas o sucesso das conquistas passadas não permite que a judoca se acomode e Victoria já olha pra frente, em busca de um enorme objetivo: conquistar uma vaga para disputar a Olimpíada de Paris-2024. O caminho é duro e uma etapa fundamental será a seletiva da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), que será disputada no ginásio do Sesi, em São Paulo, no mês de junho.

“O primeiro e segundo lugar da eletiva geralmente têm os custos de viagens pagos pela CBJ e isso permite disputar torneios no exterior e, assim, somar pontos e brigar pela vaga olímpica”, explica Victoria Archina.

Na última seletiva para a formação da equipe olímpica, realizada no fim de 2022, Victoria ficou em quarto lugar e agora, embalada pelos bons resultados, espera subir ainda mais alto.