Recém recuperada de contusão, a judoca Victoria Archina de Oliveira, que conta com o apoio da Prevent Senior, retornou no meio de março aos tatames com resultados expressivos: duas finais em competições importantes em um intervalo de 15 dias. Com foco na seletiva para a equipe olímpica que será realizada em junho, em São Paulo, a atleta ganha confiança com as boas atuações em sequência.
Após tratamento para recuperação do ligamento cruzado posterior do joelho que lesionou em novembro de 2022, era natural que a volta às competições ocorresse em ritmo cadenciado. Mas o resultado foi muito melhor: Victoria foi campeã da Copa São Paulo de Judô, disputada em São Bernardo do Campo (SP) em 18/3, e ficou com a prata no Campeonato Brasileiro Regional, em 1º/4, em Vitória (ES).
Atualmente defendendo o Minas Tênis Clube, Victoria teve uma atuação irretocável na Copa São Paulo, quando venceu as quatro lutas, derrotando por ippon a atleta Viviane Fernandes da Costa Mota, da Associação Namie de Judô, na final. Era a única competição nacional que ainda não havia conquistado.
Duas semanas depois, nova final no Campeonato Brasileiro Regional: Victoria encontrou a colega Ana Damasceno, também do Minas Tênis Clube, e ficou com a prata. O destaque da trajetória na competição foi para a luta contra Giovanna Santos, do Flamengo, campeã das duas últimas seletivas: “Esse resultado foi de extrema importância, significa que estou no caminho certo em relação à preparação que venho fazendo”, destacou a judoca.
A atleta destaca a importância da parceria com a Prevent Senior na sua vida de atleta, que permite a dedicação exclusiva ao esporte:
“Talvez eu não conseguiria nem estar aqui em Minas Gerais treinando, porque a gente tem ajuda de custo (no clube), mas esse patrocínio que eu tenho com a Prevent Senior é fundamental para conseguir me manter no esporte. Até comparo com o pessoal que treina comigo e eu me sinto realmente privilegiada”
Paulistana da Mooca, Victoria foi revelada pelo Clube Atlético Juventus. Tem como principais resultados o primeiro lugar na Copa Minas Internacional de Judô e o segundo na Copa Rio Internacional de Judô, ambos em 2022, e o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro Sênior de 2021. Também em 2022, conquistou o quinto lugar no Troféu Brasil Sênior.
Mas o sucesso das conquistas passadas não permite que a judoca se acomode e Victoria já olha pra frente, em busca de um enorme objetivo: conquistar uma vaga para disputar a Olimpíada de Paris-2024. O caminho é duro e uma etapa fundamental será a seletiva da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), que será disputada no ginásio do Sesi, em São Paulo, no mês de junho.
“O primeiro e segundo lugar da eletiva geralmente têm os custos de viagens pagos pela CBJ e isso permite disputar torneios no exterior e, assim, somar pontos e brigar pela vaga olímpica”, explica Victoria Archina.
Na última seletiva para a formação da equipe olímpica, realizada no fim de 2022, Victoria ficou em quarto lugar e agora, embalada pelos bons resultados, espera subir ainda mais alto.