6 Dicas Para Proteger o Seu Corpo nos Dias de Calor Intenso

6 Dicas Para Proteger o Seu Corpo nos Dias de Calor Intenso

13 de novembro de 2023

Artigos

Que calor! A onda de calor que atinge 15 estados brasileiros, incluindo todo sudeste, recebeu alerta laranja (perigo) do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um aviso sobre o risco à saúde.

A temperatura de primavera, amena, deu lugar à do verão mais escaldante, demais até para os entusiastas da estação.

No domingo (12), a cidade de São Paulo teve a tarde mais quente de 2023. A média da temperatura máxima alcançou 37°C, superando os 36,5°C registrados em 24 de setembro, o que faz do último domingo o dia mais quente em um novembro desde 2004. O RJ também bateu o recorde do ano com sensação térmica de 52,7ºC na Zona Oeste da cidade.

As temperaturas devem seguir elevadas até sexta-feira, 17 de novembro.

Ocorre que, assim como o frio extremo é danoso para a saúde, o calor extremo também traz preocupações, como desidratação e insolação.

Para ajudar a prevenir esses e outros eventos, a Prevent compartilha aqui 6 dicas que vão ajudar a aliviar o corpo e a passar pelos dias de calor intenso com mais conforto e segurança. Confira a seguir!

Use roupas confortáveis e de cor clara

Opte por tecidos mais confortáveis e com fibras naturais como algodão, linho, seda e crepe. Eles deixam o corpo respirar, transpirar, e dão mais conforto. As cores claras também são recomendadas, pois absorvem menos calor e auxiliam no conforto térmico.

Use também boné ou chapéu ao se expor ao sol.

Não esqueça a água

Além de refrescar, é a água que mantém a temperatura ideal do corpo e compensa o suor provocado pelo calor, por isso deve ter o consumo intensificado nos dias mais quentes.

Para saber se tomou o suficiente observe a urina, a cor amarelo-escuro pode significar desidratação. Beba mais água até que a urina fique com um tom amarelo-claro, não é necessário que fique transparente.

Essa recomendação vale para todos, mas especialmente para o Adulto+, recém-nascidos, crianças e pessoas com comorbidades, pois podem não sentir sede mesmo desidratando.

Lembre de tomar água com o auxílio de aplicativos ou mesmo ativando o despertador do celular. Deixe sempre uma garrafa cheia por perto!

Faça uma hidratação completa

Depois de garantir a hidratação interna consumindo bastante água, cuide da pele e dos lábios também. Com o calor excessivo eles podem ressecar e até descascar. Capriche nos hidratantes corporais e labiais.

Passe protetor solar

O Ministério da Saúde recomenda o uso de protetor solar de no mínimo fator 30 para proteção dos raios ultravioleta. É preciso usar uma quantidade generosa por todo o corpo 30 minutos antes da exposição e “repetir a aplicação a cada duas horas ou após nadar, suar e se secar com toalhas”.

Evite o sol das 10h às 16h

Mesmo com proteção solar, se possível, evite exposição ao sol das 10h às 16h. Nesse período do dia há grande incidência de raios ultravioleta B (UVB), responsáveis pelo surgimento do câncer da pele.

Consuma alimentos leves

Com o calor, o próprio corpo pede alimentos mais leves, por gastar menos calorias para manter a temperatura ideal (cerca de 36 ºC). Comer alimentos pesados (muito calóricos) ou quentes pode provocar tontura, sono e cansaço.

Agora que você está bem-informado (a) e munido (a) de estratégias para enfrentar o calorão que vem aí, compartilhe esse conteúdo com os amigos e familiares para que se protejam também.

A PREVENT SENIOR

Operadora de saúde especialista em pessoas, a Prevent Senior atua há 26 anos e conta com ampla rede própria. Os Hospitais e prontos atendimentos Sancta Maggiore são equipados com o que há de melhor para oferecer, com cuidados diferenciados. A rede ainda é composta por Núcleos de Medicina Avançada e Diagnóstica e Núcleos especializados em Cardiologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia/Traumatologia e Reabilitação, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

#VEMSERPREVENT