Se você ainda acha que manter a saúde bucal em dia serve apenas para evitar cáries, está enganado. Há diversos outros problemas que surgem em decorrência de uma boca mal cuidada, como a inflamação das gengivas, infecção das valvas do coração, agravamento de quadros de diabetes, câncer, entre outros. E este é o alerta que o cirurgião bucomaxilofacial e chefe da especialidade na Prevent Senior, Carlos Eduardo Xavier Ribeiro da Silva, faz nesta segunda-feira (20/3), Dia Mundial da Saúde Bucal.
“O sorriso é sempre o cartão de visita das pessoas, mas uma boca mal cuidada pode predispor o paciente a inúmeras doenças que vão desde o mau hálito até o câncer bucal. Por isso, a importância de se manter a boca saudável e relembrar isso em uma data tão emblemática”, destaca o especialista da operadora.
O mau hálito é um dos problemas citados pelo médico, que aproveita para desmistificar a ideia de que o famoso “bafo” esteja relacionado ao estômago. “A boca é responsável por mais de 90% dos casos de halitose [mau hálito]”, afirma. De acordo com ele, o cheiro ruim vindo da região oral pode ser resultado de doenças nas gengivas, língua saburrosa (língua com restos alimentares), cáries (dano no dente causado por bactérias), próteses mal higienizadas e até mesmo o câncer bucal.
A gengivite é outra doença que merece atenção. Ela é caracterizada pela inflamação das gengivas, ocasionada em decorrência do acúmulo de placa bacteriana. Seus sintomas são inchaço, vermelhidão, dor e até mesmo sangramento do tecido gengival. Quando não tratada, a gengivite pode evoluir para a doença periodontal – infecção que atinge não somente a gengiva, mas ligamentos e ossos que sustentam os dentes, podendo causar danos irreversíveis, como a queda dos dentes. “Em gestantes que sofrem com o problema, a periodontite é uma das principais causas de parto prematuro, de acordo com fontes da ADA [American Dental Association]”, destaca o cirurgião.
A disfunção da articulação temporomandibular também é um problema que atinge a região bucal, especialmente pessoas com a mordida errada ou com falta de dentes. Trata-se de uma anormalidade na articulação da mandíbula com o crânio, utilizada na mastigação, que resulta em dores de cabeça, no ouvido e no pescoço, além de estalos ao abrir e fechar a boca e seu travamento ao mastigar. Zumbido nos ouvidos e outros sintomas também podem aparecer em decorrência da doença.
A Angina de Ludwig é outro ponto de preocupação, de acordo com o especialista da Prevent Senior. “Essa doença é um tipo de abscesso [ponto de infecção] que vem geralmente de dentes inferiores comprometidos e que pode descer pelo pescoço até atingir o mediastino [região torácica], sendo fatal em 70% dos pacientes, com desenvolvimento extremamente rápido”, alerta o cirurgião. O problema, que consiste em uma infecção bacteriana, pode ser desenvolvido a partir de uma cárie não tratada ou a falta de cuidados após um procedimento odontológico, como a extração de um dente. Por isso, o tratamento deve ser realizado antes que a infecção chegue à corrente sanguínea e outras partes do corpo. Além disso, essa infecção causa um inchaço no rosto que pode atingir as vias aéreas, dificultando a respiração.
Reflexos no organismo
Entre as doenças que podem surgir em decorrência de uma boca mal cuidada, refletindo de forma negativa em outras regiões do corpo, há a endocardite bacteriana. Essa enfermidade causa a infecção das estruturas internas do coração, incluindo as valvas, que são responsáveis por controlar o fluxo sanguíneo deste órgão. Neste caso, os micro-organismos invadem a corrente sanguínea e se instalam nessa parte do corpo, prejudicando o bom funcionamento dessas estruturas e levando à internação ou até mesmo à morte do paciente. “O problema está associado, principalmente, às bactérias da boca e infecções bucais crônicas”, afirma o especialista.
Pessoas que possuem diabetes têm mais chances de apresentar problemas bucais por conta do descontrole glicêmico, interferência na produção salivar e a circulação sanguínea prejudicada. Por isso, esse tipo de paciente precisa ter atenção redobrada ao cuidar da saúde da sua boca, pois as doenças bucais não tratadas podem agravar seu quadro de diabetes e tornar difícil o controle da enfermidade com o uso de medicamentos.
O câncer bucal é outro ponto de extrema importância quando se fala em saúde bucal e para demonstrar isso, o cirurgião da Prevent Senior cita dados do Instituto Nacional do Câncer – Inca. “Segundo o Inca, pacientes com higiene oral pobre e com traumas crônicos na boca [próteses mal adaptadas, raízes e dentes quebrados etc.) podem aumentar a chance de desenvolvimento do câncer bucal”, diz o cirurgião.
Sintomas e Prevenção
Apesar de ser recomendada a visita frequente a um dentista como forma de prevenção, alguns sinais devem ser um alerta para possíveis problemas bucais. São eles:
- Sangramento nas gengivas
- Mobilidade (amolecimento) dos dentes
- Dor de qualquer forma na região da boca ou dos maxilares
- Estalos e zumbido nas articulações temporomandibulares
- Feridas que não cicatrizam espontaneamente por um período superior a 14 dias
- Qualquer tipo de mancha ou modificação do aspecto natural da boca
Para prevenir as doenças bucais, o cirurgião bucomaxilofacial dá algumas dicas. Confira:
Como parte das orientações, o especialista não recomenda substituir a escovação por bochechos com enxaguantes bucais, já que a função desses produtos é apenas dar uma sensação agradável à boca. Além disso, faz um alerta quanto à compra desse tipo de substância: “só use enxaguantes bucais recomendados pelo seu dentista, pois alguns produtos do mercado são para uso pós-cirúrgico e sua utilização contínua, sem necessidade, pode manchar os dentes”, finaliza.
Veja também: Realidade na Prevent Senior, odontologia hospitalar pode reduzir risco de mortes em UTIs
A Prevent Senior
Operadora de saúde especialista em pessoas, a Prevent Senior atua há quase 26 anos e conta com uma ampla rede própria. Os Hospitais e Prontos-Atendimentos Sancta Maggiore são equipados com o que há de melhor para oferecer sempre em cuidados diferenciados. A rede ainda é composta por Núcleos de Medicina Avançada e Diagnóstica e Núcleos especializados em Cardiologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia/Traumatologia e Reabilitação em São Paulo e no Rio de Janeiro.
#VEMSERPREVENT
Entre em contato AQUI com um consultor. Indique para amigos e familiares.