Doenças respiratórias podem ser evitadas durante o inverno

Doenças respiratórias podem ser evitadas durante o inverno

1 de agosto de 2022

Saúde

Período mais frio aumenta os riscos de disseminação de vírus causadores de infecções, como gripes, mas cuidados simples podem reduzir as possibilidades de contaminação

Há quem goste das temperaturas do inverno, mas neste período os cuidados devem ser redobrados quando o assunto é saúde. No tempo mais frio, é comum o aumento de doenças respiratórias, mas medidas simples podem evitar esse diagnóstico para que essa estação seja aproveitada com mais qualidade. Confira as dicas da Prevent Senior e dos seus especialistas lendo o conteúdo abaixo e acompanhando o nosso blog.

Inverno
Aproveite o tempo frio com mais saúde

O que são as doenças respiratórias e porque elas aumentam no frio?

São aquelas que atingem as vias aéreas e o aparelho respiratório, incluindo o pulmão, e suas causas podem ser variadas, como tabagismo, poluição, alergias, dentre outros.

Nos meses em que as temperaturas são mais baixas, essas infecções tendem a aumentar, já que o tempo fica mais seco e a poluição atmosférica aumenta devido à umidade mais baixa.

Esse fator, de forma isolada, já é suficiente para irritar as mucosas respiratórias, mas, além disso, há o fato de, neste período, as pessoas permanecerem mais aglomeradas, em ambientes fechados e com pouca ventilação. Essas últimas ações favorecem esse tipo de doença e facilita a transmissão de vírus causadores, por exemplo, de gripes, resfriados e até mesmo a Covid-19.

Outro ponto de atenção é para as alergias. “Durante o inverno é normal que as pessoas retirem casacos e cobertores dos armários, dispersando poeira e ácaro pelo ambiente. Essas partículas também podem aumentar os riscos de doenças respiratórias”, alerta o médico Leonardo Ignácio Cação, pneumologista e coordenador da equipe de pneumologia da Prevent Senior. Antes de usá-los, o ideal é lavar esses materiais e deixá-los secar no sol para evitar problemas respiratórios.

Doenças no inverno
As doenças respiratórias tendem a aumentar em períodos frios. Para evitá-las ou amenizá-las alguns cuidados simples podem ajudar.

Principais doenças respiratórias no inverno:

- Rinite alérgica: reação do corpo a algumas partículas que são inaladas - os alérgenos. Os principais sintomas são obstrução nasal, espirros frequentes e coceira no nariz, olhos e garganta;

- Asma: doença crônica inflamatória que afeta os brônquios – tubulações que levam o ar para os pulmões. Ou seja, quando essas estruturas inflamam, ficam mais estreitas, causando o chiado no peito e a dificuldade em respirar. Saiba mais clicando aqui.

- Sinusite: inflamação nos seios nasais - cavidades que ficam no crânio, ao redor do nariz e olhos. Os principais sintomas são dor de cabeça, corrimento nasal e sensação de peso no rosto, com foco na testa e maçãs do rosto;

- Exacerbações de bronquite crônica: inflamação nos brônquios que causa tosse e expectoração mucosa que dura no mínimo três meses e de forma recorrente durante pelo menos dois anos seguidos. A principal causa da doença é o tabagismo;

- Enfisema pulmonar: altera importantes estruturas do pulmão, prejudicando seu bom funcionamento e, consequentemente, a respiração. Também tem como principal causa o tabagismo;

- Pneumonias: infecção que atinge os pulmões, provocada pela infiltração de um agente infeccioso, como bactérias, vírus, fungos e reações alérgicas. Os principais sintomas são febre alta, tosse, dor no tórax, alterações da pressão arterial, confusão mental, mal-estar generalizado, falta de ar, secreção de muco na cor amarelada ou esverdeada, acúmulo de toxinas no sangue e fraqueza;

- Doença obstrutiva pulmonar crônica (DPOC): consiste em um grupo de doenças respiratórias relacionadas ao tabagismo, como bronquite crônica e enfisema pulmonar. O primeiro sintoma desse diagnóstico é uma leve falta de ar durante a realização de esforços físicos, que vai se tornando mais intensa mesmo com a realização de esforços menores. Na fase mais grave, a falta de ar ocorre mesmo sem a realização de esforços físicos.

Prevenção

Apesar de não ser possível controlar os fatores climáticos, atitudes simples podem reduzir as doenças respiratórias nos dias mais frios. São elas:

- Manter a carteira de vacinação em dia, especialmente contra os vírus da influenza e Covid-19;

- Evitar locais fechados, com grande número de pessoas aglomeradas e pouca ventilação;

- Evitar o tabagismo ou o contato com fumaça de cigarro;

- Evitar o contato com alérgenos, como poeira e pelos de animais, bichos de pelúcia, tapetes, dentre outros;

- Higienizar as mãos com frequência, utilizando água e sabão ou álcool-gel

- Beber bastante água;

- Evitar o acúmulo de poeira nos ambientes;

- Lavar blusas, mantas e cobertores que estavam guardados por muito tempo e deixá-los secar no sol antes de utilizar;

- Realizar lavagem nasal com solução fisiológica;

- Evitar o contato com pessoas gripadas ou com resfriados;

- Manter a respiração sempre pelo nariz e não pela boca, uma vez que as narinas servem para filtrar o ar e aquecê-lo;

- Manter alimentação balanceada com sopas e caldos que contêm verduras e legumes, além de frutas, especialmente as ricas em vitamina C, como a laranja;

Estou doente, e agora?

Em caso de sintomas de doença respiratória, recomenda-se a busca por atendimento médico para que seja prescrito o tratamento adequado. A automedicação nunca é recomendada.

Outro alerta importante é o cuidado para não transmitir o vírus em caso de sintomas. "Com a pandemia adquirimos o hábito de usar máscara de proteção e esse item também é indicado para pessoas que apresentarem quaisquer sintomas gripais. Essa atitude contribui para reduzir as infecções virais", destaca o pneumologista. Na falta da máscara, vale proteger a boca ao tossir.

A Prevent Senior

A operadora de saúde especialista em pessoas. A Prevent Senior atua há mais de 25 anos e conta com uma ampla rede própria. Os Hospitais e Prontos-Atendimento Sancta Maggiore são equipados com o que há de melhor para oferecer sempre em cuidados diferenciados, inclusive para tratamentos específicos para doenças respiratórias.

A rede ainda é composta por Núcleos de Medicina Avançada e Diagnóstica e Núcleos especializados em Cardiologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia/Traumatologia e Reabilitação em São Paulo e no Rio de Janeiro.

#VEMSERPREVENT

Entre em contato AQUI com um consultor. Indique para amigos e familiares.