Fevereiro foi também o mês de conscientização sobre a leucemia, uma doença que é conhecida como o câncer das células responsáveis pela defesa do nosso organismo. Felizmente, com o avanço da medicina, muitos casos podem ser tratados e até curados. Para te ajudar a saber mais sobre o assunto, hoje o Blog da Prevent Senior traz um conteúdo sobre esta doença que atinge adultos e crianças.
Dados mais recentes do Instituto Nacional de Câncer (Inca) indicaram, no último ano, a estimativa de 10.800 novos casos de leucemia no Brasil, sendo 5.920 em homens e 4.890 em mulheres. Atualmente, a doença ocupa a 9ª posição dos tipos de câncer mais comuns em homens e a 11ª em mulheres.
“No geral, as leucemias são comuns no Adulto+, principalmente as leucemias mielóides agudas e leucemias linfóides crônicas”, explica o chefe da Hematologia da Prevent Senior, Pedro Nóvis. O médico, no entanto, esclarece que tem aumentado as chances de recuperação para quem é acometido pela doença: “A boa notícia é que nos últimos anos a medicina evoluiu muito e existe sim chance de cura para algumas delas, além de uma grande oferta com diferentes tratamentos e produtos terapêuticos que aumentam os índices de sobrevida dos pacientes diagnosticados”.
O que é leucemia?
- A leucemia acontece quando a nossa medula óssea produz glóbulos brancos de maneira descontrolada, fazendo com que percam a função de defesa do organismo.
- Uma célula sanguínea que ainda não está madura acaba sofrendo uma mutação genética e é transformada em uma célula cancerosa, que não funciona de maneira adequada.
- As células defeituosas acabam se multiplicando mais rápido e morrendo menos do que as células normais.
- As células sanguíneas saudáveis na medula acabam sendo substituídas por essas células anormais cancerosas.
- A produção descontrolada de células também reduz o espaço na medula óssea, comprometendo a produção das outras células que compõem o sangue. Isso pode provocar anemia, infecções, hemorragias e outros sintomas.
Tipos de leucemia:
Existem mais de 10 tipos de leucemia, que podem ser classificadas de acordo com a evolução e o tipo de defeito que ocorre nos glóbulos brancos. Além do hemograma, outro exame indicado para avaliar as condições de cada paciente é o mielograma. Confira abaixo as mais comuns:
Leucemia Mieloide Aguda (LMA): ocorre quando as células malignas se encontram em uma fase muito imatura e mesmo antes de estarem prontas se multiplicam rapidamente, de maneira descontrolada, comprometendo o desenvolvimento das células saudáveis.
Leucemia Linfoide Crônica (LLC): acontece quando os linfócitos começam a se desenvolver de maneira descontrolada e param de realizar as suas funções. A alteração é considerada crônica, pois, mesmo com o crescimento desordenado de linfócitos B, a produção das células normais continua.
Leucemia Mieloide Crônica (LMC): se dá quando a transformação maligna ocorre nas células-tronco mais maduras. Costuma ocorrer lentamente, com complicações que podem levar meses ou anos para se desenvolver. Pode ser identificada em exames de sangue de rotina.
Leucemia Linfocítica Aguda (LLA): é o tipo de câncer mais comum durante a infância e as suas causas ainda são desconhecidas. Ocorre quando um linfócito imaturo e danificado aparece na medula óssea, impedindo que a célula blástica amadureça para se transformar em uma célula sanguínea funcional.
Principais sintomas:
Os principais sintomas da Leucemia estão relacionados à diminuição das células sanguíneas saudáveis.
- Fadiga
- Palidez
- Fraqueza
- Febre
- Manchas roxas no corpo
- Petéquias (pequenos pontos vermelhos pelo corpo)
- Perda de peso
- Sudorese noturna
- Sangramentos nasais e nas gengivas
Tratamento
O acompanhamento do paciente diagnosticado com leucemia deve envolver uma equipe multidisciplinar, que será responsável pela identificação do subtipo da leucemia e pela avaliação de cada caso.
“Para os pacientes diagnosticados com a leucemia, o Núcleo de Oncologia e Hematologia Vergueiro da Prevent Senior conta com terapia ambulatorial (principalmente para as leucemias crônicas) e um centro especializado em leucemias agudas no Hospital Sancta Maggiore Dubai”, destaca o médico hematologista, Dr. Pedro Novis.
Prevenção
Quanto antes você começar a adquirir bons hábitos, mais cedo você poderá usufruir os seus benefícios. O importante é começar, em qualquer idade!
Doação de medula óssea
O cadastro para ser doador de medula óssea é simples. Basta procurar o hemocentro mais próximo a você. É um ato de empatia que tem o poder de salvar vidas.
ATENÇÃO! Somente médicos devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, recomendar tratamentos e receitar medicamentos. Em caso de suspeita de sintomas, agende uma consulta ou procure uma das unidades de pronto atendimento da Prevent Senior.
Prevent Senior
Operadora de saúde especialista em pessoas, a Prevent Senior atua há mais de 25 anos e conta com uma ampla rede própria. Os Hospitais e Prontos-Atendimento Sancta Maggiore são equipados com o que há de melhor para oferecer sempre em cuidados diferenciados, inclusive para tratamentos específicos para casos de neurologia.
A rede ainda é composta por Núcleos de Medicina Avançada e Diagnóstica e Núcleos especializados em Cardiologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia/Traumatologia e Reabilitação em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Consulte o orientador médico do seu plano