Durante as festas de final de ano, é comum o clima de “vale-tudo” no qual as pessoas decidem que podem comer e beber de maneira desenfreada, já que é um momento festivo e repleto de opções à mesa. Mas a verdade é que neste período também é necessário ficar atento aos hábitos alimentares, a exemplo do que deve ser feito durante o ano inteiro.
Por isso, o blog da Prevent Senior traz dicas para você conseguir aproveitar essa época sem “enfiar o pé na jaca”.
EQUILÍBRIO É TUDO
Os alimentos tradicionalmente consumidos nessa época do ano costumam ser altamente calóricos. Por isso, é necessária a moderação na hora de comer. O consumo não precisa ser evitado, mas sim realizado de maneira responsável, sem exageros.
Priscila Cirillo, nutricionista da Prevent Senior, afirma que o equilíbrio é o mais importante nesses momentos.
“Em toda comemoração vai ter alimentos calóricos e considerados ruins, não faz mal se consumidos moderadamente. Para deixar a ceia equilibrada, sirva alimentos com fibras também, como saladas de folhas, grãos (grão de bico, lentilha, ervilha) e salada de frutas como sobremesa. Para beber, opte por sucos naturais”, aconselha.
Além dos pratos já tradicionais como chester, tender e peru, por exemplo, o jantar pode ser composto por:
- Saladas com folhas e frutas
- Peixes
- Legumes
- Verduras
- Grãos
- Castanhas
Já para a sobremesa, pode-se optar por saladas de frutas ou bolos low carb (baixa caloria).
PARA BEBER
A comilança de final de ano é sempre acompanhada de muitas bebidas, como cervejas, espumantes, vinhos e refrigerantes. Mas além dessas bebidas tradicionais, existem opções mais saudáveis – e que não resultam em mal-estar no dia seguinte.
- Suco natural de frutas
- Chás
- Suco de beterraba
- Água de coco
- Suco de tomate
- Suco de folhas
Bebidas alcóolicas não são recomendadas, mas, se mesmo assim você for consumir, siga a orientação da nossa nutricionista Priscila Cirillo
“Consuma com moderação e sempre intercale com bastante água, isso ajuda a diminuir a concentração de álcool no organismo”.
DE OLHOS NOS HÁBITOS
Além de prestar atenção na escolha dos ingredientes, é necessário também adotar alguns hábitos que vão auxiliar na hora de manter uma alimentação equilibrada.
1 – Não fique muitas horas sem comer
Muita gente decide passar o dia todo sem se alimentar para conseguir comer bastante na hora da ceia, mas isso é um erro, pois esse acúmulo de muitas horas sem refeições acaba resultando em comilança desenfreada quando a pessoa finalmente vai comer.
2 – Não coma com pressa
Quando a comida é mastigada mais vezes, em velocidade moderada, a quantidade de alimento ingerida acaba sendo menor. Isso se deve ao fato de que o cérebro recebe mais rápido a sensação de saciedade.
3 – Prato balanceado
Opte por carnes magras, de preferência assadas ou grelhadas. Prefira legumes e saladas ao invés de frituras e embutidos. Se puder, prepare as refeições com temperos naturais ao invés dos industrializados.
4 – Não fique parado(a)
Ter uma rotina de exercícios físicos leve, moderada ou intensa ajuda a acelerar o metabolismo e na queima de eventuais excessos na alimentação.
ATENÇÃO ESPECIAL COM O ADULTO+
Com o avanço da idade, o corpo passa a necessitar cada vez mais atenção e cuidados, inclusive no que diz respeito à alimentação. Por isso, o Adulto+ mais deve ter atenção redobrada para que a má alimentação não prejudique sua saúde.
“A maioria dos Adulto+ tem alguma patologia que requer cuidados com a alimentação. Como nessa fase da vida o organismo é mais lento, eles têm grande dificuldade de ingerir água adequadamente, o que prejudica a produção de enzimas responsáveis pela digestão, resultando em desconfortos gástricos, sensação de estufamento e mal-estar”, explica a nutricionista Priscila Cirillo.
Por esse motivo, ela ressalta que o Adulto+ deve redobrar a atenção quanto às orientações já destacadas anteriormente: curtir as comemorações de final de ano com moderação, mastigar bem os alimentos, hidratar-se durante o dia e não deixar de fazer as refeições anteriores à ceia.
A PREVENT SENIOR
A operadora de saúde especialista em pessoas. A Prevent Senior atua há mais de 25 anos e conta com uma ampla rede própria. Os Hospitais e Prontos-Atendimentos Sancta Maggiore são equipados com o que há de melhor para oferecer sempre em cuidados diferenciados. A rede ainda é composta por Núcleos de Medicina Avançada e Diagnóstica e Núcleos especializados em Cardiologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia/Traumatologia e Reabilitação em São Paulo e no Rio de Janeiro.
#VEMSERPREVENT
Entre em contato AQUI com um consultor. Indique para amigos e familiares.