FIQUE DE OLHO! CASOS DE CONJUNTIVITE SÃO MAIS COMUNS EM ÉPOCA DE CALOR

FIQUE DE OLHO! CASOS DE CONJUNTIVITE SÃO MAIS COMUNS EM ÉPOCA DE CALOR

4 de novembro de 2022

Saúde

No período mais quente do ano, a conjuntivite costuma ser mais comum devido ao mormaço e maior concentração de pessoas em locais como praias e piscinas

A conjuntivite é a inflamação da membrana transparente que reveste a superfície do globo ocular e o interior das pálpebras, conhecida como conjuntiva. Normalmente, afeta os dois olhos ao mesmo tempo. Os sintomas podem incluir secreção aquosa ou com muco, queimação, coceira, irritação e presença de crostas nos cílios. Hoje, aqui no blog da Prevent Senior, você vai aprender mais sobre o assunto.


OS TIPOS

As conjuntivites são divididas em três tipos:

- Bacterianas: a mais frequente, ela é transmitida pelo toque. Isso ocorre quando o indivíduo encosta suas mãos em uma área contaminada e depois leva elas aos olhos. Os agentes causadores mais comuns são as bactérias Staphylococcus aureus, Streptococcus pneumoniae e Haemophilus spp. Os sinais e sintomas inclui presença de uma secreção amarelada e volumosa nos olhos;

- Virais: o grupo viral que se instala nos olhos e gera a doença é o adenovírus. A transmissão viral ocorre através do espirro do paciente, tosse ou pela própria secreção ocular;

- Alérgicas: os agentes alérgicos podem causar essa conjuntivite. Os exemplos vão desde a poeira, até os pelos de animais, ácaros, pólen, insetos e alimentos ou medicamentos. A manifestação da conjuntivite alérgica pode ser crônica ou aguda.

“Em período de altas temperaturas – como na primavera e no verão – a incidência de casos costuma aumentar devido a maior aglomeração de pessoas em locais como praias e piscinas”, explica o doutor Paulo Augusto Hidalgo de Menezes, médico oftalmologista da Prevent Senior.


Fique atento aos principais sintomas

Em caso de diagnóstico positivo, o paciente deve evitar coçar os olhos, não frequentar praias e piscinas, não compartilhar maquiagens e objetos que cheguem perto dos olhos, utilizar óculos escuros para evitar a luz solar e não usar lentes de contato.

O doutor Paulo Augusto Hidalgo de Menezes explica que, se não tratada corretamente, a conjuntivite pode atingir quadros graves:

“A evolução costuma ser muito boa e sem sequelas na grande maioria das vezes, mas, dependendo da causa da conjuntivite, pode evoluir com sequelas, como cicatriz na córnea e aderência conjuntival. A procura pelo oftalmologista é a melhor forma de prevenir as complicações, pois será feito o diagnóstico e tratamento adequado”, diz ele.

PREVENÇÃO

Algumas atitudes podem ser tomadas para evitar ou reduzir a propagação da conjuntivite de causas infecciosas, principalmente nessa época do ano.

- Evite aglomerações;

- Lave as mãos e o rosto com frequência;

- Evite coçar os olhos;

- Se tiver alguém infectado na sua casa, troque as fronhas dos travesseiros diariamente;

- Troque também as toalhas do banheiro com maior frequência;

- Evite usar piscinas públicas ou de clubes;

- Priorize as toalhas de papel para os rostos e para as mãos se usar o banheiro fora de casa;

- Não compartilhe produtos de beleza, como rímel, delineador e pincéis de maquiagem;

Além da conjuntivite, os olhos podem ser afetados por diversas outras doenças, por isso, o blog da Prevent Senior publicou também um material especial sobre saúde ocular. O objetivo é estimular a prevenção da saúde das vistas e o tratamento adequado.

TRATAMENTO

O tratamento da conjuntivite visa a reduzir os sintomas até que a doença desapareça por completo. No caso das conjuntivites virais, faz-se o uso de compressas de água fria (mineral ou filtrada) nos olhos e colírios prescritos pelos médicos que atenuam o desconforto e a vermelhidão. Também é necessário manter a limpeza da região afetada.

No caso das conjuntivites bacterianas, o tratamento é feito com o uso de antibiótico – desde que receitado pelo médico – para combater os agentes que causam a inflamação.

Cada tipo de conjuntivite necessita de um tratamento diferente. Por isso, é necessário procurar um oftalmologista logo que a doença demonstrar os primeiros sinais clínicos.

PREVENT SENIOR

Operadora de saúde especialista em pessoas, a Prevent Senior atua há mais de 25 anos e conta com uma ampla rede própria. Os Hospitais e Prontos-Atendimento Sancta Maggiore são equipados com o que há de melhor para oferecer sempre em cuidados diferenciados.

A rede ainda é composta por Núcleos de Medicina Avançada e Diagnóstica e Núcleos especializados em Cardiologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia/Traumatologia e Reabilitação em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Consulte o orientador médico do seu plano

#VEMSERPREVENT

ENTRE EM CONTATO AQUI COM UM CONSULTOR.

INDIQUE PARA AMIGOS E FAMILIARES.