Gerontologia: cuidar do envelhecimento nunca foi tão necessário

Gerontologia: cuidar do envelhecimento nunca foi tão necessário

24 de março de 2023

Saúde

Gerontóloga da Prevent Senior fala sobre os benefícios da sua especialidade no processo do envelhecimento com qualidade de vida

O envelhecimento faz parte da vida e passar por todo esse processo com mais qualidade nunca foi tão necessário, tendo em vista o crescimento da população com 60 anos ou mais no país. É neste contexto que entra a Gerontologia, uma profissão nova, mas que tem trabalhado em conjunto com a Geriatria para proporcionar melhores condições ao público Adulto+, indo além da doença para atuar em outras frentes, como a prevenção de enfermidades e a promoção do bem-estar, incluindo condições sociais, psicológicas e até mesmo espirituais.

Mas qual é, de fato, o papel da gerontologia? Para responder a essa e outras perguntas acerca do tema, aproveitamos o Dia do Gerontólogo, celebrado nesta sexta-feira (24/3), para compartilhar um pouco da experiência de Cinthia Ponce, uma das gerontólogas da Prevent Senior.

Continue lendo esse conteúdo, aqui no blog, e compartilhe com amigos e familiares.


Gerontologia e geriatria. Qual é a diferença?

Para não haver mais confusão, a especialista da operadora explica que a Gerontologia é a ciência que estuda o processo do envelhecimento e a velhice em si nos âmbitos biopsicossociais. Ou seja, realiza uma abordagem multidisciplinar, contemplando questões biológicas, psicológicas e sociais.

A Geriatria, por sua vez, tem um papel mais restrito, focado na saúde da pessoa com 60 anos ou mais, sempre avaliando aspectos físicos. “As áreas [Gerontologia e Geriatria] interagem como equipe multidisciplinar, trabalhando de forma conjunta e gerando melhor atendimento e maior eficácia no cuidado”, explica.


Quando buscar ajuda de um gerontólogo?

Apesar de a especialidade estar ligada ao envelhecimento, qualquer pessoa pode buscar ajuda de um profissional graduado em Gerontologia. “O gerontólogo é um profissional com olhar para o processo de envelhecimento como um todo e qualquer pessoa pode ser orientada quanto aos melhores cuidados de saúde para maior garantia de qualidade de vida”, completa Cinthia.

Mesmo não havendo restrição quanto à idade, a especialista relata que o gerontólogo costuma ser mais solicitado pelo público Adulto+ e suas famílias, em busca de orientações sobre cuidados. A gerontóloga também deixa claro que a atuação de um graduado em Gerontologia vai muito além disso.

“O campo da gerontologia é muito amplo. O profissional pode atuar em diversas frentes, sempre com um único objetivo: garantir maior qualidade de vida no processo de envelhecimento e na velhice, permitindo que o idoso continue inserido no contexto social e familiar”, destaca.

Veja algumas das áreas de atuação de um gerontólogo:

- Promoção e prevenção à saúde
- Políticas públicas
- Pesquisa
- Ensino
- Consultoria
- Educação e orientação
- Planos de atendimentos individualizados
- Discussão de casos com a equipe
- Projetos lúdicos de memória (especialmente para pacientes com a Doença de Alzheimer)
- Tarefas de vida diária
- Ambientação
- Reabilitação
- Medidas paliativas
- Atividades corporais e comportamentais
- Gestão de instituições voltadas ao público idosos
- Programas de preparação da aposentadoria


Gerontologia na Prevent Senior

Esses profissionais estão espalhados por toda a operadora, atuando em cargos estratégicos para contribuir com ações voltadas ao Adulto+ e garantir um atendimento mais humanizado e eficaz a esse público.

Dentro da empresa, esses gerontólogos são encontrados na área de Oncologia, na Rede de Diagnóstico, na coordenação de núcleos, entre outros setores estratégicos. A própria Cinthia é prova disso. Na empresa desde 2013, a especialista atua como coordenadora administrativa dos Gerentes de Relacionamento da Prevent Senior, no setor de Gestão de Saúde Integrada – área responsável pela implementação e manutenção das tutorias de linhas de cuidados.

No entanto, em outros momentos, ela já atuou na área de promoção à saúde da operadora, um setor que contempla oficinas de memória, ginástica, pilates, culinária, entre diversas outras atividades. “Tínhamos um grupo de pacientes portadores da Doença de Alzheimer que apresentavam ganhos com o processo da evolução da demência, o que nos fazia perceber o quanto éramos capazes de contribuir com o bem-estar do idoso e da sua família”, relembra a gerontóloga.

Na Prevent Senior, o gerontólogo atua para estabelecer vínculos entre a operadora e o paciente, esclarecendo objetivos de cada atendimento, acolhendo e resolvendo suas demandas, bem como direcionando o serviço de forma assertiva e organizada de acordo com os encaminhamentos e conhecimento sobre as queixas gerais relacionadas à velhice.

“Uma empresa como a Prevent Senior tem papel fundamental na criação de estratégias de atendimento que garantem melhor qualidade de vida e bem-estar a esse público [Adulto+], e isso vem sendo construído e assegurado ao longo dos anos”, ressalta a gerontóloga.


Profissão do futuro

A Gerontologia é uma profissão nova, com o primeiro curso de graduação lançado há 15 anos, e muitos a tratam como uma especialidade do futuro, o que é refutado por Cinthia: “acredito que o gerontólogo é a profissão do presente”, afirma.

A frase da especialista está atrelada à situação atual do país, demonstrada na última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, que apresenta resultados do ano de 2021.

De acordo com o estudo, quase 15% da população brasileira possui 60 anos ou mais, uma alta se comparado aos dados de 2012, quando esse percentual era de 11,3%. Ou seja, em números absolutos, o indicador passou de 22,3 milhões para 31,2 milhões. A alta foi de 39,8%.

Em contrapartida, a mesma pesquisa alertou para uma queda de 5,4% na quantidade de habitantes abaixo de 30 anos de idade no país, na comparação levando em conta o mesmo período. Ou seja, se antes esse público representava 49,9% da população, agora equivale a 43,9%.

“A estimativa de vida está cada vez maior e, hoje em dia, mais pessoas se preocupam com a qualidade de vida, com o bem-estar e, consequentemente, com o seu processo de envelhecimento”, diz Cinthia. A especialista comenta que há várias formas de se envelhecer, que variam de acordo com as condições em que as pessoas vivem e com preferências pessoais. “Há pessoas que optam por manter seus cabelos brancos e outras que preferem tingir, por exemplo. O importante é manter-se o mais saudável possível e buscar o maior equilíbrio biopsicossocial e espiritual que puder”, finaliza.


A PREVENT SENIOR

A operadora de saúde especialista em pessoas. A Prevent Senior atua há mais de 25 anos e conta com uma ampla rede própria. Os Hospitais e Prontos-Atendimentos Sancta Maggiore são equipados com o que há de melhor para oferecer sempre em cuidados diferenciados. A rede ainda é composta por Núcleos de Medicina Avançada e Diagnóstica e Núcleos especializados em Cardiologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia/Traumatologia e Reabilitação em São Paulo e no Rio de Janeiro.

#VEMSERPREVENT
Entre em contato com um consultor.
Indique para amigos e familiares.