Ginecologia do esporte

23 de junho de 2022

A “Ginecologia do Esporte” visa ao atendimento individualizado à mulher praticante de exercício físico, competitivo ou não, profissional ou amador, que busca, além de saúde, a melhora de seu desempenho esportivo. Tem como foco orientar sobre particularidades, eventualmente desconhecidas, a que estão expostas, como a tríade da mulher atleta/deficiência energética no esporte e a incontinência urinária presente entre elas. Esse conhecimento deve ser levado aos atletas assim como aos profissionais que as acompanham.

Visa, ainda, à conscientização de pilares importantes como a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, às gestações indesejadas e à prevenção de abuso e assédio no esporte.

Para quem compete, visa a proporcionar o planejamento do ciclo menstrual em relação ao ciclo de treinos e competições, minimizando sintomas de Tensão Pré-Menstrual (TPM) e permitindo que a mulher escolha a fase do ciclo em que se sente mais apta para sua melhor performance. As principais atletas do país se beneficiam desses cuidados há quase 10 anos.