A relação entre excesso de sódio, principal componente do sal de cozinha, e o desenvolvimento de hipertensão arterial (pressão alta) já é popularmente conhecida e merece ser melhor explorada para prevenção, tanto da hipertensão quanto das doenças cardiovasculares e renais que podem ser desencadeadas por ela.
A pressão arterial é considerada alta quando o fluxo do sangue é mais intenso que o normal ao passar pelos vasos sanguíneos, de modo persistente.
Essa força aumentada na contração do coração ao bombear o sangue pelas paredes das artérias pode danificar a estrutura arterial e, se não controlada, elevar os riscos de diversas complicações, como aneurisma, Acidente Vascular Cerebral (AVC), doença renal crônica e infarto.
“O excesso de sal leva à retenção de água e inchaço com a liberação de hormônios, o que sobrecarrega o coração e aumenta a pressão arterial”, diz o cardiologista da Prevent Senior, Valter Ferreira da Silva.
“Também compromete o funcionamento dos rins, já que eles têm capacidade limitada para filtrar o sódio”.
Segundo o Ministério da Saúde, a doença é herdada dos pais na maioria dos casos, mas depois do histórico familiar, o excesso de sal predomina entre os fatores determinantes no desenvolvimento e agravamento da hipertensão.
Sabendo disso, qual a quantidade de sal que o hipertenso pode consumir por dia sem prejuízos para a saúde? E o não hipertenso?
Normotensas
Pessoas normotensas, aquelas com pressão arterial normal, podem consumir no máximo 5 gramas de sódio por dia, o que equivale a 2 gramas do sal de cozinha, segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Hipertensas
Já os hipertensos, quem sofre de hipertensão arterial (pressão alta), não devem ultrapassar 4 gramas de sódio diárias.
Como utilizar o sal de forma inteligente
Leia os rótulos
Atenção à quantidade de sódio em alimentos processados e industrializados. Até os não óbvios, como doces e pães, podem conter sódio na composição.
Compare diferentes marcas do mesmo produto para escolher a opção com menos sódio.
Reduza gradativamente
Comece reduzindo pequenas quantidades gradativamente, habituando seu paladar ao sabor natural dos alimentos. Evite acrescentar sal aos alimentos já prontos.
Tempere com criatividade
Explore ervas frescas, especiarias e outros temperos naturais para realçar o sabor dos pratos sem precisar pesar no sal.
Importante saber
Normalmente, a hipertensão não apresenta sintomas. O diagnóstico é dado quando duas ou mais aferições apontam indicadores iguais ou maiores que 140/90 mmHg (ou 14 por 9).
Os especialistas recomendam aferir a pressão pelo menos uma vez a cada 12 meses, mas se houver histórico familiar, a recomendação é conferir duas vezes ao ano.
Fonte: Consenso Brasileiro de Hipertensão Arterial (2017) - Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).
E o tratamento? É feito por meio de medicações anti-hipertensivas e mudança de estilo de vida, como abandono do tabagismo, consumo moderado de bebidas alcoólicas, alimentação saudável e prática de atividades físicas.