Hábitos saudáveis sem abuso de álcool e tabaco reduzem risco de desenvolver tumores nas vias biliares

Hábitos saudáveis sem abuso de álcool e tabaco reduzem risco de desenvolver tumores nas vias biliares

23 de fevereiro de 2023

Saúde

Médico George Felipe Bezerra Darce, Cirurgião do Aparelho Digestivo da Prevent Senior, detalha os sintomas, diagnóstico e tratamento da doença, que, apesar de rara, acomete mais comumente o Adulto+

O segundo mês do ano começou e, com ele, também tem início uma campanha de suma importância, chamada Fevereiro Verde. A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção para o câncer das vias biliares, que acomete principalmente o público Adulto+. É uma doença rara, pouco conhecida e, por isso mesmo, é fundamental elucidar quais são os sintomas, como ocorre o diagnóstico e que hábitos podemos adotar como modo de prevenção. Com esse objetivo, a Prevent Senior convidou um de seus médicos especialistas para falar tudo sobre o assunto e esclarecer as dúvidas que cercam a doença.

Continue lendo esse conteúdo, aqui no blog, e não se esqueça de compartilhar com amigos e familiares!


A bile e as vias biliares
A bile é uma secreção formada por diversas substâncias e tem sua origem no fígado. Ela é essencial para algumas funções do corpo, como a quebra de gorduras, digestão e absorção de nutrientes.

Para isso, no entanto, ela precisa ser drenada até o intestino. Esse escoamento se dá por um conjunto de pequenos canais até um grande canal único, que forma as vias biliares.

“O câncer nas vias biliares ocorre quando tumores surgem nos canais de escoamento que levam essa secreção para o intestino”, explica o médico George Felipe Bezerra Darce, Cirurgião do Aparelho Digestivo da Prevent Senior.

De acordo com o especialista, a doença, neste caso, leva o nome de colangiocarcinoma - o segundo tipo mais comum de câncer no fígado - e pode ser divida em dois tipos: intra-hepático (quando crescem na parte de dentro do fígado) e extra-hepático (quando crescem na parte de fora do fígado).

Ele também destaca que os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença são a presença de cistos nas vias biliares, a colangite esclerosante primária (inflamação, com cicatrização e estreitamento dos ductos biliares dentro e fora do fígado), a cirrose hepática (distorção da parte interna do fígado após repetidas danificações), o antecedente de hepatites virais (hepatites B e C) e alguns hábitos de vida, como o consumo excessivo de álcool e o tabagismo.

Sintomas
Os pacientes com colangiocarcinoma geralmente não têm nenhum sintoma nos estágios iniciais da doença.

No caso do câncer da via biliar extra-hepática, no entanto, os sinais mais frequentes são a coloração amarelada na pele, escurecimento da urina, fezes esbranquiçadas e coceiras na pele.

Nos quadros em que o tumor surge na parte de dentro do fígado, os sintomas demoram ainda mais para aparecer, mas, quando surgem, contemplam dor abdominal e perda de peso.



Diagnóstico
Além dos sintomas, que serão analisados pelo médico, alterações em exames laboratoriais (de sangue) podem indicar a presença da doença. O diagnóstico final, por sua vez, costuma ocorrer por meio de exames de imagens. Os principais deles são a tomografia computadorizada e a ressonância magnética, mas podem ser solicitados outros, como Pet Scan, ecoendoscopia ou a colangiopancreatografia endoscópica retrógrada (CPRE).

Para casos em que há dificuldade em diferenciar uma alteração benigna e maligna, eventualmente pode ser necessária a realização de uma biópsia percutânea.


Tratamento
A retirada do tumor com os linfonodos associados é o único tratamento com intuito curativo para pacientes com câncer de vias biliares. Em pacientes com metástases ou doença localmente avançada, o tratamento em geral fica restrito a quimioterapia e, em casos específicos, a associação com radioterapia.

O tratamento é multidisciplinar, devendo incluir equipe de cirurgia e oncologia especializadas em doenças do fígado, assim como uma equipe de radiologia, radiologia intervencionista e cirurgia endovascular, além, é claro, de toda equipe de saúde multidisciplinar.


Diferencial Prevent
Para diagnosticar e tratar câncer nas vias biliares, assim como qualquer outro, a Prevent Senior conta com especialistas de ponta e toda a infraestrutura necessária, incluindo equipamentos e métodos de alto nível e tecnologia. A operadora disponibiliza, ainda, um espaço especializado no assunto: o Núcleo de Oncologia Prevent Senior Vila Mariana, localizado na Rua Vergueiro, nº 1.695, na zona sul de São Paulo.


A Prevent Senior

A operadora de saúde especialista em pessoas. A Prevent Senior atua há mais de 25 anos e conta com uma ampla rede própria. Os Hospitais e Prontos-Atendimentos Sancta Maggiore são equipados com o que há de melhor para oferecer sempre em cuidados diferenciados. A rede ainda é composta por Núcleos de Medicina Avançada e Diagnóstica e Núcleos especializados em Cardiologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia/Traumatologia e Reabilitação em São Paulo e no Rio de Janeiro.


#VEMSERPREVENT
Entre em contato AQUI com um consultor. Indique para amigos e familiares.

ATENÇÃO! Somente médicos devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, recomendar tratamentos e receitar medicamentos. Em caso de suspeita de sintomas, agende uma consulta ou procure uma das unidades de pronto atendimento da Prevent Senior.