Nos últimos dias, um assunto vem dominando as manchetes: a hérnia de disco de um dos cantores mais populares do país, o Wesley Safadão. Ele precisou passar por uma cirurgia de emergência e teve que cancelar uma série de shows em razão do problema. Mas, afinal de contas: todo mundo que sofre com o problema precisa fazer cirurgia? No post de hoje, aqui no Blog da Prevent, você confere tudo sobre o assunto. Continue a leitura e compartilhe com os amigos e familiares que se interessam pelo tema.
Leia no Blog da Prevent: cigarro eletrônico - pneumologista da Prevent alerta sobre os males
A cirurgia de hérnia de disco é uma exceção
“Normalmente, os pacientes que sofrem com hérnia de disco não precisam fazer cirurgia. O caso do Wesley é uma exceção. O que acontece na grande maioria dos casos é a absorção da inflamação pelo organismo. Com o tempo, as dores vão minimizando e a pessoa pode voltar à vida normal. Evidentemente, com os devidos cuidados e orientação médica”, afirma o Tutor da Neurocirurgia da Prevent Senior e membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, o dr. João Paulo Hora.
João Paulo também comenta sobre a principal causa do problema, o envelhecimento. “Com o avanço da idade, a nossa estrutura perde a capacidade de reter líquido. Como consequência, perdemos elasticidade. Ou seja, a principal causa do problema é o envelhecimento. Podemos fazer um paralelo com uma borracha que, ao perder elasticidade, não retorna mais ao seu tamanho original. Todavia, vale a pena reforçar que não são todos os ‘discos’ envelhecidos que podem evoluir para a hérnia discal”.
No caso do cantor, o procedimento cirúrgico foi indicado para evitar algo ainda mais grave, a “síndrome de causa equina”, que é gerada pela compressão e inflamação de uma parte bem específica do corpo, o feixe de nervos, que está localizado na parte inferior da coluna vertebral. Sem a cirurgia, o quadro pode evoluir para incontinência urinária e intestinal, assim como paralisia.
Leia no Blog da Prevent: saúde ocular - descubra como cuidar melhor dos seus olhos
Afinal, o que é a hérnia de disco?
É uma doença muito associada a dores nas costas e mudanças na sensibilidade nos pés, pernas e coxas. Em grande parte dos casos, a hérnia de disco lombar ocorre entre a quarta e quinta vértebras lombares, chamadas de L4 e L5, e também no disco que fica entre a quinta vértebra e o sacro, respectivamente L5 e S1.
A hérnia de disco não tem cura. Porém, com os tratamentos clínicos e fisioterapêuticos certos, os sintomas melhoram naturalmente com o passar do tempo. Justamente por isso, é fundamental seguir um programa de tratamento indicado para o fortalecimento da coluna. Isso ocorre porque após os primeiros sintomas de dores nas costas, os músculos que protegem a coluna iniciam um processo de enfraquecimento, o que pode evoluir para o atrofiamento.
A Prevent Senior
A operadora de saúde especialista em pessoas. A Prevent Senior atua há mais de 25 anos e conta com uma ampla rede própria. Os Hospitais e Prontos-Atendimentos Sancta Maggiore são equipados com o que há de melhor para oferecer sempre em cuidados diferenciados. A rede ainda é composta por Núcleos de Medicina Avançada e Diagnóstica e Núcleos especializados em Cardiologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia/Traumatologia e Reabilitação em São Paulo e no Rio de Janeiro.
#VEMSERPREVENT
Entre em contato AQUI com um consultor.
Indique para amigos e familiares.