Jogos decisivos da Copa podem aumentar os riscos de infarto e AVC

Jogos decisivos da Copa podem aumentar os riscos de infarto e AVC

5 de dezembro de 2022

Saúde

Para torcer pela seleção do coração sem prejudicar a saúde, é preciso controlar o estresse, o nervosismo e a tensão; também é necessário se alimentar corretamente para evitar problemas digestivos

Haja coração para assistir a cada jogo da Copa do Mundo 2022. Essa frase nunca fez tanto sentido, já que o estresse, o nervosismo e a tensão durante eventos como esse podem aumentar os riscos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Acidente Vascular Cerebral (AVC). E não para por aí! Durante o campeonato mundial de futebol, torcedores tendem a aumentar o consumo de álcool e alimentos pouco saudáveis, atos que podem resultar em problemas digestivos, atrapalhando as comemorações. E nas fases decisivas, que se iniciam nesta segunda-feira (5/12) para a Seleção Brasileira com o jogo das oitavas de final, todo esse quadro se potencializa.

Quer aproveitar a copa e torcer para o Brasil da melhor forma? A Prevent Senior trouxe, nesta matéria do blog, algumas dicas dos seus especialistas. Leia e compartilhe com quantos torcedores puder!

Impacto na saúde do coração

Quando estamos torcendo para o nosso time do coração, é comum apresentarmos um quadro de estresse, nervosismo e tensão que pode ser entendido pelo corpo com um sinal de perigo. Em defesa, o nosso organismo libera diversos hormônios e outras substâncias, entre elas a adrenalina. O aumento desses elementos causa algumas consequências, como a elevação da pressão arterial, aumentando os riscos de Infarto e AVCs.

“Estresse físico e mental são fatores que afetam diretamente o corpo humano, deixando-o mais suscetível a esses problemas. Por isso é importante controlar os níveis de estresse e ficar atento a alguns sintomas que indicam a necessidade de buscar atendimento médico de urgência”, alerta o médico cardiologista da operadora Marcelo Castro.

Sinais de alerta para infarto e AVC

Alimentar-se bem para torcer com saúde

Outros problemas que podem ser ampliados durante festividades, como a Copa do Mundo, são os digestivos, especialmente refluxo (retorno involuntário do conteúdo do estômago para o esôfago), gastrite (inflamação do revestimento interno do estômago) e diarreia.

“A dica mais importante, em épocas como essa, é ter moderação na ingestão de álcool e no consumo de alimentos gordurosos. Esses costumam ser os principais gatilhos para os problemas digestivos. Outro ponto importante é a ingestão de comida e água de procedência segura”, recomenda a médica gastroenterologista da Prevent Senior Ariani Bernachi.

A especialista também esclarece quando é necessário buscar atendimento médico para uma avaliação: “isso deve ser feito em caso de sintomas persistentes e muito intensos e quando o desconforto impede a realização de atividades diárias.”

Sinais de alerta para problemas digestivos

Cuidado na comemoração

A voz também é um ponto de atenção em eventos como a Copa. Ao gritar para comemorar um gol, o torcedor pode apresentar disfonia, também chamada de rouquidão. Ela é causada por uma inflamação aguda nas pregas vocais. Mas é preciso ficar atento ao tempo de duração do problema.

“O normal é que esse sintoma melhore de forma gradual, em poucos dias. Contudo, se o problema persistir por mais de duas semanas, o recomendado é a busca por atendimento médico especializado, para avaliação e realização de exames, como a laringoscopia [exame que permite visão detalhada da laringe], e determinação do melhor tratamento”, destaca o médico otorrinolaringologista da Prevent Senior, Carlos Augusto Correia de Campos.

O especialista também esclarece que pessoas que usam a voz de maneira excessiva, sem treinamento, podem desenvolver lesões nas pregas vocais, como nódulos, levando a disfonia crônica. Estes grupos, segundo ele, precisam de atenção redobrada na hora de torcer para não intensificar ainda mais o problema.

Fique atento aos fatores de risco para desenvolvimento de disfonia:

- Tabagismo;

- Refluxo gastro esofágico;

- Alergias, como rinite;

- Uso excessivo de álcool;

A Prevent Senior

Especialista em pessoas, a Prevent Senior atua há mais de 25 anos e conta com uma ampla rede própria. Os Hospitais e Prontos-Atendimento Sancta Maggiore são equipados com o que há de melhor para oferecer sempre em cuidados diferenciados.

A rede ainda é composta por Núcleos de Medicina Avançada e Diagnóstica e Núcleos especializados em Cardiologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia/Traumatologia e Reabilitação em São Paulo e no Rio de Janeiro.

#VEMSERPREVENT

Entre em contato AQUI com um consultor. Indique para amigos e familiares