Foram seis lutas em dois dias até o maior resultado da carreira até agora: Victoria Archina, judoca patrocinada pela Prevent Senior, foi campeã da categoria 78kg+ na CBI Seletiva Nacional Projeto Paris 2024 – Etapa IV, competição disputada nesta semana no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo. Com a conquista, a atleta passa a integrar a seleção nacional de judô, o que a credencia para disputar uma vaga nos Jogos Olímpicos que serão disputados na capital francesa no ano que vem.
A conquista foi carregada de suor, emoção e reviravoltas. A primeira fase era eliminatória, Victoria avançou com vitória na primeira luta contra Katia Alves (Grêmio Náutico União) e foi derrotada na etapa seguinte por Giovanna Santos (Flamengo). Com isso, foi disputar a repescagem, que renderia duas vagas para o quadrangular final. Victoria venceu Camila Ponce (Esporte Clube Pinheiros) e chegou à última etapa.
Na primeira luta, vitória por ippon sobre Ana Damasceno, parceira de treinos no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. Na segunda rodada do quadrangular, novo encontro com Giovanna Santos.
“Eu sabia que a luta decisiva era essa com a Giovanna, iria mudar tudo. Porque como tinha vencido por ippon, se tivesse o mesmo resultado contra uma adversária que também tinha ganhado a primeira luta, a classificação estaria garantida”, relata Victoria.
E foi justamente o que aconteceu: mais uma vitória por ippon, o chamado golpe perfeito do judô. Antes mesmo da última luta, com os outros resultados da competição, Victoria já estava classificada para integrar a seleção nacional. Na última rodada, ela perdeu para Katia Alves (adversária que havia derrotado na primeira luta da competição).
PARIS 2024
Agora integrante da seleção nacional, Victoria tem como foco a corrida para a Olimpíada de Paris 2024. Com a definição das equipes nacionais, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) definirá o calendário de cada uma das categorias e convocará os atletas para as competições que forem participar:
“A partir de agora, tenho que estar sempre preparada, porque quando vier a convocação, tenho que estar pronta pra viajar e lutar as competições internacionais para somar pontos, porque quem estiver na frente no ranking internacional vai disputar a olimpíada”.
Além de Victoria, integram a seleção nacional na categoria pesados feminino Beatriz Souza e Giovanna Santos.
Os Jogos Olímpicos de Paris serão realizados de 26 de julho a 11 de agosto de 2024 e as disputas do judô ocorrerão na primeira semana (26 de julho a 3 de agosto).