A cor da esperança. Julho Verde é o mês de prevenção e conscientização do câncer de cabeça e pescoço. Segundo a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), este é o nono tipo de câncer mais comum no mundo. No Brasil, de acordo com pesquisa de 2020 do Instituto Nacional do Câncer (INCA), mais de 15 mil pessoas sofrem com a doença. Dados que servem de alerta para a nossa saúde. No post de hoje, aqui no blog da Prevent, você fica por dentro das principais informações sobre o assunto. Continue a leitura e aproveite para compartilhar o conteúdo com os amigos e familiares.
Julho Verde: principais sintomas e fatores de risco do câncer de cabeça e pescoço
O câncer de cabeça e pescoço pode atingir diversas partes do corpo, como boca, laringe, garganta, tireoide, faringe, traqueia, paratireoide e a região sinonasal. A boa notícia é que, se descoberto no início, pode ser combatido com grande efetividade. Em outras palavras, as chances de cura aumentam muito! Sobre os principais sintomas, redobre a atenção em relação a:
Importante: em um primeiro momento, o autoexame é essencial. Em outras palavras, é essencial ficar atento aos sinais no dia a dia, sempre que estiver fazendo a higiene bucal ou sempre que vai ao banheiro. Um bom exemplo disso é que muitas pessoas acreditam que estão com afta quando, na verdade, o problema pode ser mais sério. A assistência médica deve ser procurada se os sintomas persistirem.
Quando pensamos nos fatores de risco que podem levar à doença, os dois principais são o tabagismo e o álcool, além do vírus HPV, mais comum em casos de câncer de boca. A exposição solar também pode influenciar, já que tanto o pescoço como a cabeça recebem os raios solares quando não usamos a devida proteção no dia a dia.
Leia no Blog da Prevent: Prevenção de Quedas - Conheça a Casa Adaptada
Prevenção é a palavra-chave
“O diagnóstico precoce é essencial para detectar o câncer de cabeça e pescoço no início, o que, além de aumentar consideravelmente as chances de cura, também possibilita um tipo de tratamento menos agressivo. Logo, as sequelas são menores”, alerta o Dr. Carlos Donnarumma, Coordenador da Oncologia da Prevent Senior.
Caso tenha percebido alguns dos sintomas apresentados no post de hoje, Donnarumma reforça a importância de se consultar com profissionais especializados. “Procure o seu dentista, otorrino ou cirurgião de cabeça e pescoço. Eles vão orientar sobre os passos seguintes. O importante é não guardar a informação para você, ou seja, ‘esconder’ os sinais do problema”, finaliza.
Conheça mais sobre os programas de detecção precoce de vários tipos de câncer da Prevent Senior
A Prevent Senior
A operadora de saúde especialista em pessoas. A Prevent Senior atua há mais de 25 anos e conta com uma ampla rede própria. Os Hospitais e Prontos-Atendimento Sancta Maggiore são equipados com o que há de melhor para oferecer sempre em cuidados diferenciados.
A rede ainda é composta por Núcleos de Medicina Avançada e Diagnóstica e Núcleos especializados em Cardiologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia/Traumatologia e Reabilitação em São Paulo e no Rio de Janeiro.
#VEMSERPREVENT
Entre em contato AQUI com um consultor.
Indique para amigos e familiares.