Linfoma: o que é e como tratar esta doença

Linfoma: o que é e como tratar esta doença

15 de setembro de 2022

Saúde

Estudo realizado pelo Observatório de Oncologia mostra que entre 2010 e 2020 foram registrados mais de 91 mil novos casos no Brasil

Um tipo de câncer que ataca os mecanismos de defesa do organismo e, entre 2010 e 2020, registrou, apenas no Sistema Único de Saúde, 91.468 novos casos no país. Os dados referentes ao Linfoma são de um estudo realizado pelo Observatório de Oncologia, que identificou o tipo de Linfoma Não-Hodgkin como o mais predominante, representando 74% dos casos.

São dados como esses que reforçam a importância do Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas, um tipo de câncer que atinge os linfócitos, as células responsáveis por promover a defesa do nosso organismo contra infecções. Hoje o Blog Da Prevent Senior conversou com um dos coordenadores do Núcleo de Oncologia e Hematologia da nossa rede, o médico Pedro Octavio Novis de Figueiredo, para esclarecer as principais dúvidas sobre o tema.

Os linfomas se disseminam pelo sistema linfático e pelos vasos sanguíneos. “São um grupo de neoplasias distintas [massa de tecido anormal] que afeta as células do sistema imunológico localizadas nos linfonodos (sistema linfático), baço, medula óssea, entre outras partes do corpo”, explica o médico.

O sistema linfático é composto por órgãos, vasos e tecidos. Já os linfonodos têm o papel de se distribuir por nosso corpo para ajudar na defesa contra infecções. Esse sistema produz e diferencia os glóbulos brancos (células que combatem as infecções), essenciais para a nossa imunidade.

Os linfonodos funcionam como filtros para substâncias e agentes nocivos


Tipos de Linfomas:

O Dr. Pedro Novis conta que os linfomas podem surgir em qualquer idade, mas são mais comuns em pessoas idosas. Também existem alguns subtipos que podem incidir, preferencialmente, em adultos jovens.

“Existem mais de 70 subtipos de linfomas. Eles são divididos em Linfomas de Hodgkin e Linfomas Não Hodgkin (LNH)”, destaca o médico.

Quanto à gravidade desses tipos, tudo vai depender sempre do diagnóstico de cada caso, do estágio em que a doença é diagnosticada, das comorbidades e da idade de cada paciente.

Os linfócitos B e T desempenham um papel importante no reconhecimento e destruição dos organismos infecciosos, como as bactérias e os vírus


A importância do diagnóstico precoce

Sabemos que a descoberta de um câncer gera angústia, mas quanto mais cedo identificarmos o linfoma, maiores serão as chances de recuperação, e em muitos casos até a cura completa.

“O diagnóstico deve sempre ser feito pelo exame anatomopatológico, acrescido de técnica de imuno-histoquímica. Para simplificar, o diagnóstico é sempre feito por biópsia”, explica o Dr. Pedro. A partir dos exames, o médico indicará o tratamento dependendo do tipo, tamanho, grau e da região que se encontra o linfoma. “Também vai depender das características do paciente, como a idade e se possui alguma comorbidade”, conclui.

Ainda de acordo com o médico, é difícil falar em prevenção da doença, já que os linfomas não estão associados a hábitos de vida. Existem algumas condições que podem aumentar as chances de acometimento pela doença, como idade, infecções, estados de imunossupressão prolongada e antecedentes familiares.

“A melhor forma de combater essa doença, de forma eficiente, é quando o diagnóstico e o acesso à terapia são precoces”, destaca o médico.

Na presença de vários desses sintomas, procure um médico hematologista


Tratamento:

As terapias irão depender do subtipo, do estágio da doença e também da idade e da presença, ou não, de comorbidades no paciente.

“O tratamento pode incluir cirurgia, quimioterapia, antibióticos, radioterapia, imunoterapia, terapia celular (trasplante de células tronco hematopoéticas). Existem até alguns tipos que podem ser mantidos em observação, sem necessidade de terapia”, afirmou o Dr. Pedro Novis.

Para isso, a Prevent Senior conta com uma equipe de hematologistas dedicada à sua saúde. Caso identifique sintomas semelhantes aos descritos neste texto, agende uma consulta.


Prevent Senior

Operadora de saúde especialista em pessoas, a Prevent Senior atua há mais de 25 anos e conta com uma ampla rede própria. Os Hospitais e Prontos-Atendimento Sancta Maggiore são equipados com o que há de melhor para oferecer sempre em cuidados diferenciados, inclusive para tratamentos específicos para casos de hematologia.

A rede ainda é composta por Núcleos de Medicina Avançada e Diagnóstica e Núcleos especializados em Cardiologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia/Traumatologia e Reabilitação em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Consulte o orientador médico do seu plano


#vemserprevent

Entre em contato com um consultor.
Indique para amigos e familiares.