NÃO CONVIVA COM A DOR! APRENDA A EVITAR, TRATAR E CONTROLAR O PROBLEMA

NÃO CONVIVA COM A DOR! APRENDA A EVITAR, TRATAR E CONTROLAR O PROBLEMA

17 de outubro de 2022

Saúde

A dor é uma sensação que incomoda e pode prejudicar a qualidade de vida de quem a sente; a operadora mostra como amenizar o problema e os serviços que disponibiliza a seus beneficiários para manejar qualquer tipo de dor, seja aguda ou crônica

Como você lida com a dor? Sensação fundamental para nos alertar quando há algo de errado com a nossa saúde ou com o nosso corpo, a dor existe em várias formas e nem sempre é consequência de uma lesão. A dor crônica, por exemplo, é persistente e prejudica a qualidade de vida de quem a sente, trazendo limitações e sentimentos ruins. Ela já atinge mais de um quarto da população adulta mundial, de acordo com dados da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor, o que reafirma a necessidade de abordar o tema para que as pessoas não pensem que é normal senti-la e busquem alternativas para evitar, controlar ou amenizar o problema.

Homem com as mãos na barriga como se estivesse sentindo dor
A dor não pode ser considerada normal e deve ser tratada para que o paciente tenha uma melhor qualidade de vida

Nesta segunda-feira, 17 de outubro, o assunto ganha os holofotes por conta do Dia Mundial de Combate à Dor - uma data criada pela Associação Internacional para Estudo da Dor (IASP) e apoiada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2004 com o objetivo de chamar atenção para essa questão que afeta a saúde de tantas pessoas, inclusive o público Adulto+.

"É importante buscar ajuda quando se tem dor para não agravar lesões, propiciar tratamentos de maneira mais precoce possível e melhorar a qualidade de vida”, destaca a fisioterapeuta da Prevent Senior, Valéria Jorge. “Essa data chama a atenção do paciente para mostrar que existem equipes especializadas para tratar o problema", complementa a fisiatra Aline Oyakawa, que também atua na operadora.

Preocupada com o tema, a operadora aproveitou o momento para compartilhar com você, beneficiário, todas as informações sobre o assunto, aqui no blog.

E vale lembrar! A Prevent Senior é especialista em pessoas e reúne profissionais, núcleos e programas que auxiliam pacientes com dor a tratar o problema, melhorando sua qualidade de vida.

DOR E SUAS DEFINIÇÕES

A dor é sentida por cada pessoa por meio de estímulos e informações do ambiente e do próprio corpo que, após captados, são enviados pelos nervos ao cérebro, resultando em uma tradução e resposta. Isso ocorre, na maioria das vezes, para alertar sobre algum problema no organismo ou uma lesão real e possível. No entanto, seu conceito se tornou ainda mais amplo ao longo do tempo, podendo estar relacionada, por exemplo, ao estado emocional de quem a sente.

Hoje, entende-se que a dor é individual e subjetiva, podendo ser influenciada por fatores biológicos, psicológicos e sociais. Além disso, ela é determinada de acordo com as percepções de cada indivíduo, de acordo com suas experiências prévias e influência cultural.

Definição de dor

ALGO ESTÁ ERRADO!

A dor pode se apresentar de forma aguda, como um alerta sobre algo que está colocando em risco a integridade do corpo. Neste caso, o incômodo é sentido por um período de tempo curto (menos de um mês) e sua causa é facilmente identificada, podendo-se tratar de inflamações, lesões e doenças. Senti-la é benéfico porque auxilia no diagnóstico e possibilita o tratamento do problema.

Condições que podem resultar em dor aguda

SE PERSISTIR, CUIDE!

A dor também pode ser crônica, principal foco deste conteúdo. Nesta situação, trata-se de um incômodo que não é biológico (não tem a função de alertar para uma lesão, por exemplo), dura mais de três meses e pode não ter uma lesão como causa ou justificativa. Essa sensação atrapalha a rotina de quem a sente e traz consigo outras complicações, como a perda da qualidade de vida em decorrência de problemas com mobilidade, depressão, alterações do sono, problemas nutricionais, ansiedade, medo, amargura, frustração, entre outros.

Nestes casos, o tratamento envolve diversos profissionais da saúde direta ou indiretamente, por exemplo, ortopedistas, neurocirurgiões, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, fisiatras, reumatologistas, geriatras, especialistas em dor. No entanto, o controle do problema também depende dos hábitos rotineiros de cada paciente, incluindo cuidados com a saúde mental, uma vez que fatores emocionais também influenciam a dor.

A fisioterapeuta Valéria Jorge e a fisiatra Aline Oyakawa, que também atuam na Prevent Senior, destacam que ter uma vida saudável, com dieta balanceada, prática de atividades físicas e boas noites de sono ajudam a transformar a dor, amenizando o problema. “É preciso aprender a combater essa dor crônica, cuidando do sono e dos comportamentos diários, como alimentação, exercícios, alongamento. É preciso adotar hábitos saudáveis para suportar esse comportamento doloroso. Antes, quando o paciente tinha dor, recomendava-se o repouso até ela passar. Hoje não é assim. Esse paciente tem que fazer exercícios, estimular o movimento, manter hábitos saudáveis, melhorar o convívio social, praticar serviço voluntário quando possível e ter atitudes positivas com relação à vida. É bem descrito na literatura que a atividade física melhora a dor, o humor e o sono", ressalta a fisioterapeuta.

PASSOS PARA MODIFICAR A DOR

Uma cartilha do “Pesquisa em Dor” - grupo internacional de pesquisadores com interesse no Estudo da Neurociência e da Dor - também lista ações que podem modificar a dor crônica. Algumas delas são:

- Evitar pensamentos negativos, medo do futuro e exageros;

- Aceitar o momento que está vivendo e ter paciência consigo mesmo;

- Ser gentil com as pessoas ao seu redor, especialmente ao falar o que te incomoda;

- Buscar ajuda com uma rede de apoio, como amigos, familiares e profissionais capacitados;

- Ter uma rotina regular, dormindo e acordando sempre nos mesmos horários;

- Evitar repouso excessivo e praticar atividades físicas;

- Aprender técnicas de relaxamento, como exercícios de respiração;

- Manter seu quarto confortável, ajustando temperatura, luz e silêncio, e evitar o consumo de cafeína para um sono tranquilo.

- Manter relações sociais e incluir na rotina atividades de lazer, como cinema, teatro, parques, viagens;

- Ser capaz de entender o outro, tolerar um “não” e entender que você também pode dizer “não”.

A PREVENT TE AJUDA!

Quando o assunto é dor, a Prevent Senior fornece uma gama de opções para ajudar seus beneficiários, independentemente da dor que ele esteja sentindo - aguda ou crônica.

No Programa OMA (osteomioarticular), são integrados em um mesmo espaço médicos das áreas de fisiatria, ortopedia, reumatologia e neurocirurgia com a finalidade de fornecer um atendimento especializado e ágil a pacientes com doenças que afetam as articulações, ossos e músculos, e causam algum tipo de dor.

“O paciente deve fazer o agendamento com a especialidade. Uma dor mais concentrada na articulação, ombro e joelho é cuidada pelo ortopedista. As dores de origem inflamatória, doenças autoimunes, como artrite reumatoide ou fibromialgia, que podem causar muitas dores nas mãos ou entre as articulações são encaminhadas para o reumatologista. O neurocirurgião cuida de casos cirúrgicos de coluna e o fisiatra de quadros mais complexos de dor crônica e dores de coluna que não são cirúrgicas”, explica a Dra. Aline.

Em São Paulo, o OMA pode ser encontrado no Núcleo de Medicina Avançada e Diagnóstica Prevent Senior Barcelona (Rua Lourenço Marques, 158 - Vila Olímpia), no Núcleo de Medicina Avançada e Diagnóstica Prevent Senior Santo Amaro (Avenida João Dias, 257 - Santo Amaro) e no Núcleo de Ortopedia e Traumatologia Prevent Senior Jardim Anália Franco (Rua José Oscar Abreu Sampaio, 368 - Jardim Anália Franco). No Rio de Janeiro, a ação está presente no Núcleo de Medicina Avançada e Diagnóstica Prevent Senior Malibu (Avenida Pastor Martin Luther King Júnior, 126 - Del Castilho) e no Núcleo de Medicina Avançada Prevent Senior Rio Sul (Rua Lauro Muller, 116 - Sala 1302/ 1303/ 1304 - 13º andar Torre Rio Sul - Botafogo).

Além do programa, a operadora também conta com três Núcleos de Reabilitação na capital paulista: o Alto da Mooca (Rua Tamarataca, nº 129 - Mooca), Itaim Bibi (Rua Joaquim Floriano, nº 533 - Itaim Bibi) e o Santana (Avenida Cruzeiro do Sul, nº 2.463 – Canindé). Nestes espaços, os beneficiários têm acesso a serviços, como acupuntura, atividades de promoção à saúde, cuidados com a pele, escleroterapia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e nutrição.

Para ter acesso ao dois serviços - OMA e Núcleos de Reabilitação, o beneficiário precisa realizar agendamento por meio dos canais de atendimento da empresa.

EXPERIÊNCIAS QUE ENCANTAM

Ficou mais do que provado que atividade física ajuda, e muito, no combate à dor. Mas se você ainda não realizou nenhuma atividade desta natureza, a hora é agora.

A Prevent Senior conta com um clube de benefícios para seus beneficiários, o “Experiências que Encantam”. Lá, você, beneficiário, consegue acessar vários descontos em serviços e produtos. Para saúde e bem-estar, destaca-se o Total Pass - um benefício que dá acesso a planos a partir de R$ 49,90 para aproveitar mais de três mil academias, incluindo locais que oferecem pilates, dança, treino funcional e musculação.

Acesse o portal clicando aqui, faça seu login e utilize essa experiência no combate à dor.

SOBRE A PREVENT SENIOR

Operadora de saúde especialista em pessoas, a Prevent Senior atua há mais de 25 anos e conta com uma ampla rede própria. Os Hospitais e Prontos-Atendimento Sancta Maggiore são equipados com o que há de melhor para oferecer sempre em cuidados diferenciados, inclusive para tratamentos específicos para casos de câncer de mama.

A rede ainda é composta por Núcleos de Medicina Avançada e Diagnóstica e Núcleos especializados em Cardiologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia/Traumatologia e Reabilitação em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Consulte o orientador médico do seu plano

#vemserprevent

Entre em contato com um consultor.

Indique para amigos e familiares.