Sabe aquela dor de ouvido incômoda? Uma das principais causas é a otite e o problema é mais comum do que imagina, especialmente agora, no período de verão. Em estações mais quentes, os cuidados devem ser redobrados com crianças e adultos, já que a procura por atividades de lazer que envolvam água aumenta, elevando também a exposição a riscos de gerar essa dor nos ouvidos.
Mas, o que é a otite? Quais são suas causas, sintomas e como tratá-la? Para responder todas as perguntas, conversamos com um de nossos especialistas, o médico otorrinolaringologista e chefe da especialidade na Prevent Senior, Carlos Augusto Correia de Campos.
Continue lendo esse conteúdo para saber como cuidar melhor de você e da sua família.
A famosa dor de ouvido
A otite, conhecida popularmente como dor de ouvido, é uma infecção ou inflamação na orelha, que causa dor e incômodo e também pode ocasionar a diminuição da audição e a saída de secreção pela orelha.
Essa infecção ou inflamação pode ser dividida em dois tipos. “Uma delas é a otite externa, que, como o nome diz, afeta a parte mais externa da orelha, envolvendo o pavilhão auricular e o canal auditivo (chamado de meato acústico externo)", explica o médico. O otorrinolaringologista Carlos Augusto Correia de Campos complementa: “A outra é chamada de otite média e atinge a região mais profunda da orelha, chamada de cavidade timpânica, que fica atrás da membrana do tímpano”.
Causas e sintomas
A otite externa pode ser causada por fungos ou bactérias, que entram no canal do ouvido normalmente junto à água, e os riscos de contraí-la podem ser aumentados com o uso de cotonetes ou outros objetos para manipular esta região.
Entre os principais sintomas desse tipo de otite estão a dor de ouvido, perda de audição temporária, secreção, descamação e, até mesmo, coceira e vermelhidão na região afetada.
A otite média aguda normalmente é causada por bactérias ou vírus e, frequentemente, se desenvolve após episódios de gripes e resfriados. O principal sintoma, neste caso, é a dor de ouvido, que pode ser intensa, mas há a possibilidade de quadros de febre, mal-estar, perda de apetite, saída de secreção e sensação de pressão na região afetada.
Diagnóstico, tratamento e prevenção
Sentiu algum dos sintomas acima? Se a resposta for positiva, busque atendimento médico para receber o diagnóstico correto, descobrir se é realmente otite e de qual tipo, e iniciar o tratamento.
“Nos casos das otites, é importante uma avaliação médica adequada para que o tratamento correto seja prescrito”, alerta o especialista da Prevent Senior. De acordo com Campos, dependendo do quadro, pode ser prescrita medicação oral ou tópica.
Atenção! Otites de repetição, quando não tratadas, podem causar perda de audição.
A Prevent Senior
Especialista em pessoas, a Prevent Senior está perto de completar 26 anos e conta com uma ampla rede própria. Os Hospitais e Prontos Atendimentos Sancta Maggiore são equipados com o que há de melhor para oferecer sempre em cuidados diferenciados.
A rede ainda é composta por Núcleos de Medicina Avançada e Diagnóstica e Núcleos especializados em Cardiologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia/Traumatologia e Reabilitação em São Paulo e no Rio de Janeiro.
#VEMSERPREVENT
Entre em contato AQUI com um consultor. Indique para amigos e familiares
ATENÇÃO! Somente médicos devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, recomendar tratamentos e receitar medicamentos. Em caso de suspeita de sintomas, agende uma consulta ou procure uma das unidades de pronto atendimento da Prevent Senior.