Para chamar a atenção do público em relação aos cuidados com a saúde, os meses do ano ganham cores que sinalizam e evidenciam campanhas de prevenção. É assim, por exemplo, com o Outuro Rosa (câncer de mama) e Novembro Azul (câncer de próstata), duas das mais conhecidas. Dentro desse cenário, chega a vez do Maio Cinza, que tem como foco a luta contra o câncer de cérebro. Segundo o INCA, a estimativa é de mais de 11 mil casos da doença por ano até 2025, o que representa 5,8 casos a cada 100 mil homens e 4,85 a cada 100 mil mulheres.
Na Prevent Senior, são utilizadas tecnologias de ponta para rastrear e remover esse tipo de câncer, mesmo em casos mais complexos. Para esclarecer os principais pontos da atuação da operadora, o convidado da vez é João Paulo da Hora Ribeiro, tutor da neurocirurgia Prevent Senior. Continue a leitura e aproveite para compartilhar o conteúdo com amigos e familiares.
Leia no Blog: será que tenho bronquite ou asma?
Inovação para salvar vidas
Um dos grandes desafios da medicina moderna é a utilização das mais assertivas tecnologias da maneira mais adequada para cada caso. Ou seja, aplicar o que há de mais moderno em situações específicas para assegurar procedimentos mais seguros, recuperação mais rápida e melhor qualidade de vida. É exatamente o que acontece em casos de câncer cerebral.
“Quando identificamos lesões malignas ou benignas que provocam compressão de estruturas cerebrais de forma significativa, o tratamento cirúrgico é o principal caminho, mas cada caso é avaliado de forma individual”, explica Ribeiro. Ele acrescenta: “Felizmente, contamos com tecnologias que podem ser aplicadas de forma complementar. O objetivo é sempre a maior retirada possível da lesão cerebral com o menor risco de o paciente apresentar sequelas”.
A neuronavegação, por exemplo, permite ao neurocirurgião localizar o ponto exato do tumor no crânio ou no cérebro. Ao mesmo tempo, o especialista também pode utilizar alguns corantes como o 5-ALA para visualizar com maior nitidez as regiões suspeitas. “Como a cirurgia de cérebro é um procedimento que exige perfeição, utilizamos também um microscópio de última geração que possibilita a remoção das menores e mais profundas partes do tumor”, esclarece o cirurgião João Paulo da Hora Ribeiro.
A monitorização eletrofisiológica transoperatória é outra tecnologia de destaque, já que permite realizar cirurgias com o paciente acordado e com o menor risco possível de provocar qualquer tipo de sequela. Também vale a pena valorizar o Intrabeam, um dispositivo que viabiliza a radioterapia exatamente onde o tumor foi retirado e ainda com o paciente no centro cirúrgico.
Você sabia?
A Prevent Senior conta com neurocirurgiões especializados em neuro-oncologia. São profissionais de destaque que atuam no Hospital Sancta Maggiore Dubai.
Sinais de alerta
Quem acompanha as postagens no Blog da Prevent sabe que a avaliação médica é indispensável para um diagnóstico preciso. Ou seja, somente um especialista na área pode indicar o caminho certo a percorrer. O que você pode e deve fazer é procurar ajuda ao notar alguns dos sintomas abaixo.
“Um alerta importante e que todas as pessoas devem compreender é que os sintomas podem variar conforme o tamanho, localização e velocidade de crescimento do tumor cerebral”, complementa Ribeiro. O diagnóstico, normalmente, envolve uma combinação de exame neurológico detalhado, exames de imagem e outros exames complementares como campimetria, audiometria, eletroneuromiografia. O tutor de neurocirurgia da Prevent Senior faz um alerta importante: “Muitos problemas podem ser comuns a outras doenças, o que evidencia ainda mais a importância de um atendimento especializado”
Exames de ressonância magnética, tomografia computadorizada e por emissão de pósitrons, além da angiografia cerebral, são alguns dos exames que podem ser realizados. A biópsia ajuda na confirmação do diagnóstico e para determinar o tipo e grau do tumor. Para João Paulo da Hora Ribeiro, é essencial ter em mãos o máximo de informações e com a maior clareza possível. “Após o diagnóstico, a equipe médica discutirá as opções de tratamento com o paciente e desenvolverá um plano de tratamento individualizado, que pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapia-alvo ou uma combinação destas abordagens, dependendo do tipo e estágio do tumor, bem como das condições gerais de saúde da pessoa”, ressalta o neurocirurgião.
Leia no Blog: quando o assunto é pressão, só a sua atenção deve ser alta
Tem como evitar o câncer de cérebro?
Infelizmente, não. Mesmo com todo o avanço tecnológico da medicina, muitos fatores que contribuem para o desenvolvimento de tumores cerebrais ainda não são completamente compreendidos. Todavia, adotar um estilo de vida saudável e tomar precauções em relação a certos fatores de risco conhecidos pode ajudar a reduzir o risco geral de desenvolver qualquer tipo de câncer, incluindo o cerebral. Confira algumas dicas:
> Evite exposição a substâncias cancerígenas, como produtos químicos
> Não fume
> Cuidado com infecções virais, como o vírus Epstein-Barr, que tem sido associado a certos tipos de câncer no sistema nervoso central. Para tal, redobre a atenção com a higiene pessoal
> Mantenha um estilo de vida saudável com uma boa alimentação e a prática de atividades físicas
A Prevent Senior
A operadora de saúde especialista em pessoas. A Prevent Senior atua há 26 anos e conta com uma ampla rede própria. Os Hospitais e Prontos Atendimentos Sancta Maggiore são equipados com o que há de melhor para oferecer sempre em cuidados diferenciados. A rede ainda é composta por Núcleos de Medicina Avançada e Diagnóstica e Núcleos especializados em Cardiologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia/Traumatologia e Reabilitação em São Paulo e no Rio de Janeiro.
#VEMSERPREVENT
Entre em contato AQUI com um consultor. Indique para amigos e familiares.
ATENÇÃO! Somente médicos devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, recomendar tratamentos e receitar medicamentos. Em caso de suspeita de sintomas, agende uma consulta ou procure uma das unidades de pronto atendimento da Prevent Senior.