O UTIs Brasileiras, projeto desenvolvido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e pela Epimed Solutions, concedeu à Prevent Senior os selos UTI Top Performer para a UTI do 7º andar do Hospital Sancta Maggiore Paraíso e o UTI de Alta Eficiência para todas as UTIs do Hospital Sancta Maggiore Dubai, unidades da rede própria hospitalar da operadora.
Iniciativa reconhece UTIs de alto desempenho e qualidade no atendimento a pacientes críticos desde 2010.
O evento para entrega dos certificados reuniu vários profissionais do Grupo de Terapia Intensiva da Prevent Senior, no dia 10 de maio. Na oportunidade, Eduardo Parrillo, COO da operadora, incentivou a busca por excelência promovida pelo programa e disse que a ação contribui para momentos de adversidade e crises do sistema de saúde.
“Com a pandemia e as enchentes do Rio Grande do Sul, por exemplo, percebemos que não estamos preparados para muitas adversidades. Temos que preparar os profissionais, nos preparar para essas situações, pois só a excelência vence uma situação adversa”, diz.
Ederlon Rezende, coordenador do Projeto UTIs Brasileiras na AMIB, falou sobre os efeitos esperados com a certificação nas instituições contempladas, que estão, sobretudo, relacionados à melhoria contínua da assistência.
“Hoje é a vocação de um hospital que determina a necessidade de um tipo de UTI. Não tem como pensar no hospital sem pensar na UTI que eu preciso para fazer com que esse hospital aconteça", diz.
O coordenador destaca ainda que esse olhar externo e a autoavaliação constante dos recursos e serviços é fundamental na promoção de um cuidado de excelência para a sociedade.
“Só um seleto grupo de UTIs atinge esse marco, por isso a participação é competitiva. Quando uma UTI entra, outra precisa sair”.
Para ele, a transparência e divulgação dessa seleção é crucial para que as pessoas saibam onde buscar uma UTI de qualidade, “uma questão que demanda ainda mais responsabilidade”.
Pilares do Programa
Marcio Soares, sócio fundador e diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Epimed Solutions, compartilhou os três pilares do programa UTIs Brasileiras, que já representa cerca de 50% dos leitos de Terapia Intensiva do país.
Transparência dos dados
A transparência de dados em saúde é o primeiro pilar e acontece através da página utisbrasileiras.com.br, na qual qualquer cidadão tem acesso a um panorama da Terapia Intensiva do Brasil.
Acesso à informação
O segundo é o acesso à informação para que as unidades consigam gerenciar os seus indicadores. “Sem informação não há como estabelecer todo ciclo virtuoso de transformação na Terapia Intensiva e também do cuidado com os pacientes”.
Reconhecimento das UTIs
E o terceiro pilar é o reconhecimento e a distinção das UTIs com melhor desempenho. A avaliação é feita com base na maioria dos desfechos dos pacientes e na sustentabilidade. “E isso a Prevent Senior faz muito bem, com uma população que tem alta sinistralidade, mas alocação de recursos adequada.”