Sabia que 24 de junho é o Dia Mundial de Prevenção de Quedas? A data conscientiza sobre a importância dos cuidados no dia a dia. Principalmente no caso do adulto+, que infelizmente é quem mais sofre com quedas constantes devido aos mais variados problemas de mobilidade ou saúde, assim como para quem essas ocorrências podem ter consequências mais graves. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Prevent Senior. Aproveite para compartilhar o conteúdo com seus amigos, pais e avós.
Leia no Blog da Prevent: Unidades Temáticas - Uma experiência que vai além do atendimento
Casa Adaptada Prevent Senior
A operadora especialista em pessoas pensa em todos os detalhes para garantir uma reabilitação tranquila e completa. Um bom exemplo disso é a Casa Adaptada, do Núcleo de Reabilitação de Santana da Prevent Senior. No local, os principais ambientes de uma residência são simulados com as adaptações necessárias para evitar quedas no dia a dia.
“Criamos um ambiente para simular as atividades da vida diária, pensando em evitar quedas. Então, os beneficiários se reúnem em grupos e, com o auxílio dos terapeutas da unidade, realizam ações rotineiras. Por exemplo, sobre como utilizar o sanitário com a ajuda das barras de apoio ou mesmo na hora do banho. O nosso time orienta o paciente e também o acompanhante, para que toda a família possa ajudar”, afirma Juliana Caparroz Carmona, Supervisora Técnica, Operacional e Administrativa do Núcleo de Reabilitação de Santana.
Outra preocupação é tornar a nova rotina mais adaptada à vida da pessoa. “Os terapeutas procuram entender como o adulto+ gosta da sua rotina, ou seja, como manter a arrumação da cozinha ou do quarto do jeito que a pessoa está acostumada, por exemplo. Pensamos na Casa Adaptada como um treino para o dia a dia, um conjunto de orientações em prol da prevenção de quedas”, complementa Carmona.
São recebidos diariamente entre 80 e 90 beneficiários na Casa Adaptada, inaugurada em 2015. Um projeto com a marca da Prevent Senior, a operadora de saúde especialista em pessoas.
Cuidados no momento certo
No local, são atendidos homens e mulheres que sofreram acidentes neurológicos, como o AVC, além de quedas dentro ou fora de casa. Foi o caso, por exemplo, de Sônia Regina de Oliveira (72), beneficiária da Prevent Senior há mais de 20 anos. “Eu estava no quintal de casa, cuidando das minhas plantas. Estava apoiada em um canteiro e não percebi que havia um banquinho ao lado. Ao descer, tropecei e caí. Foi aí que lesionei o meu pulso”, relembra Sônia.
“Sempre me senti confortável aqui. O ambiente é organizado e os terapeutas são muito amáveis e tranquilos. No começo, o meu atendimento foi via telemedicina, por causa da pandemia. Agora, frequentando a Casa Adaptada, fico mais confiante em realizar algumas ações que antes eram tão simples e que passaram a ser mais complicadas após a lesão”, confirma a beneficiária.
6 dicas para prevenção de quedas
- Nada de tapetes: os seus tapetes favoritos podem ser lindos, mas são verdadeiros “vilões” quando pensamos na prevenção de quedas. Não são raros os acidentes, isso porque as peças podem provocar tropeços e escorregões. Uma boa alternativa é utilizar os tapetes nas paredes, como peças decorativas criativas. Que tal?
- Iluminação: ambientes bem iluminados fazem a diferença! Quartos, salas, corredores, banheiros, cozinha e outros espaços precisam de uma iluminação adequada. Em razão da idade, normalmente, os adultos+ podem sofrer com problemas de visão.
- Barras de apoio e corrimão: soluções cada vez mais populares e essenciais na rotina do adulto+, as barras podem ser instaladas em todos os ambientes da casa ou do apartamento, como no banheiro e na cozinha. Elas garantem o suporte necessário, permitindo movimentos seguros e com todo o apoio necessário. O mesmo vale para o corrimão da escada.
- Móveis bem distribuídos: um lar mais seguro é um lar com móveis bem distribuídos. Em outras palavras, os móveis não podem interferir na segura circulação das pessoas, principalmente na vida de quem possui alguma dificuldade de locomoção. Por exemplo, a posição daquela mesinha de centro deve ser repensada ou mesmo a presença de um aparador no corredor entre o quarto e o banheiro.
- De olho nos pisos: para prevenir quedas, nada de pisos escorregadios ou desnivelados. Escolha opções antiderrapantes. Evite, também, encerar o chão. Quando o chão da casa ou do apartamento está molhado ou muito liso, acidentes podem correr e o risco de queda é potencializado.
- Calçado antiderrapante: a última dica do post de hoje é em relação ao calçado. Opte por sapatos, sapatilhas, sandálias ou chinelos com solados antiderrapantes. Essa simples mudança faz toda a diferença.
Importante
Infelizmente, a falta de equilíbrio e a fraqueza muscular são duas causas físicas que também interferem na qualidade de vida. Consequentemente, influenciam no aumento do número de quedas. Determinados medicamentos, como ansiolíticos e antidepressivos, também podem ser associados a acidentes deste tipo, dentro ou fora de casa.
Sofre com quedas constantes? Confira mais sobre o assunto no vídeo abaixo. Dê o play!
A Prevent Senior
A operadora de saúde especialista em pessoas. A Prevent Senior atua há mais de 25 anos e conta com uma ampla rede própria. Os Hospitais e Prontos-Atendimento Sancta Maggiore são equipados com o que há de melhor para oferecer sempre em cuidados diferenciados.
A rede ainda é composta por Núcleos de Medicina Avançada e Diagnóstica e Núcleos especializados em Cardiologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia/Traumatologia e Reabilitação em São Paulo e no Rio de Janeiro.
#VEMSERPREVENT
Entre em contato AQUI com um consultor.
Indique para amigos e familiares.