QUANDO O ASSUNTO É PRESSÃO, SÓ SUA ATENÇÃO DEVE SER ALTA

QUANDO O ASSUNTO É PRESSÃO, SÓ SUA ATENÇÃO DEVE SER ALTA

26 de abril de 2023

Saúde

26 de abril é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, uma condição que merece atenção e cuidados

A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma doença crônica que está relacionada à força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular pelo corpo. A pressão, quanto está alta, exige do coração um esforço maior nesse processo, e, como consequência, a hipertensão dilata o coração e danifica as artérias.

De acordo com os últimos dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,28 bilhão de adultos entre 30 e 79 anos sofrem com essa enfermidade. E hoje, aqui no blog da Prevent Senior, vamos abordar as suas causas, sintomas, tratamentos e as principais formas de prevenção.

AS CAUSAS

É considerado hipertenso o paciente que apresenta valores iguais ou acima de 14 por 9 (140mmHg X 90mmHg) quando tem sua pressão medida em situação de repouso.

Os fatores que podem resultar em quadro de hipertensão arterial são variados e vão desde distúrbio nos rins até obesidade. Veja algumas causas da pressão alta:

· Distúrbio nos rins;

· Distúrbio hormonal;

· Obesidade;

· Tabagismo;

· Estresse;

· Consumo excessivo de álcool;

· Consumo excesso de sódio

· Sedentarismo.

PRESSÃO ALTA MANIFESTA SINTOMAS?

Os sintomas da hipertensão arterial costumam aparecer somente quando a pressão atinge níveis muito elevados. Nestes casos, a pessoa pode sentir tonturas, fraqueza, fortes dores de cabeça, visão turva, zumbido no ouvido, dores no peito e sangramento nasal.

TEM CURA?

Hipertensão não tem cura, mas pode ser controlada, como explica o médico cardiologista Marcelo Machado, tutor da especialidade na Prevent Senior: “O controle da doença passa pelo uso regular de medicamentos e mudança de hábitos de vida, como adotar uma dieta com controle do sal, controlar o peso, manter atividade física regular, cessar o fumo e moderar o consumo do álcool”.

O cardiologista também afirma que a negligência com a pressão alta pode ser perigosa: “Caso a hipertensão arterial sistêmica não seja adequadamente controlada pode evoluir com complicações, sendo as mais comuns o acidente vascular encefálico, insuficiência cardíaca, infarto agudo do miocárdio, insuficiência renal e retinopatia”, complementa o especialista.

DE OLHO NO CARDÁPIO

A principal medida para controlar os sintomas da hipertensão arterial é a mudança no estilo de vida. E isso passa diretamente pela adoção de uma alimentação mais saudável.

Veja abaixo algumas dicas de alimentos que podem ser inseridos na dieta com esse objetivo:

- Frutas

São ricas em nutrientes, antioxidantes, vitaminas e potássio, ajudando a regular a pressão.

Banana, abacate, uva-passa, melancia, laranja e melão são alguns exemplos de frutas ricas em potássio. Já frutas como morango, framboesa e mirtilo possuem ação antioxidante, que ajudam a manter o bom colesterol.

- Carnes magras e peixes

Peixes contêm Ômega 3, componente que atua na proteção cardiovascular e no cérebro. Já as carnes magras são ricas em proteínas que ajudam na obtenção de energia, mas sem causar acúmulo de gordura nas paredes das artérias.

- Leites e derivados

O leite, assim como seus derivados, são fontes de cálcio, mineral que auxilia a contração da musculatura das artérias e tem papel importante no controle da pressão arterial. Recomenda-se a ingestão desse alimento em opções desnatadas e com baixo teor de gordura.

- Ervas

As ervas, além de servirem como temperos e saladas, possuem ações antioxidantes, anti-inflamatórias, calmantes, cicatrizantes e antibióticas. Salsinha, cebolinha, coentro, alecrim, manjericão, sálvia, louro e tomilho são ótimas opções.

- Legumes, grãos e alimentos integrais

São ricos em fibras e atuam na redução da pressão arterial em pacientes hipertensos. Além disso, ajudam a regular o intestino.

Beterraba, feijão, couve e alho são alguns exemplos de alimentos que impactam a pressão arterial positivamente.

Aliada ao consumo destes alimentos, é recomendada também a prática regular de atividades físicas.

CUIDADO COM O SAL

O sal é um grande inimigo de quem tem hipertensão. Por isso, é fundamental reduzir a quantidade de sal (cloreto de sódio) na dieta, alerta o médico nutrólogo da Prevent Senior, Thiago Gonçalves: “ao entrar na corrente sanguínea, o sódio retém água, gerando acúmulo de líquidos dentro dos vasos sanguíneos. Dessa forma, há aumento da pressão arterial”.

Ainda de acordo com o nutrólogo, o correto é dar preferência a temperos naturais (sal de ervas) ou ao sal diet, pois estes têm menor quantidade de cloreto de sódio.

Recomenda-se que uma pessoa que não sofra com hipertensão arterial consuma, no máximo, 6 gramas de sal por dia - equivalente a duas colheres de chá. Para pacientes hipertensos, o limite diário é de 4 gramas por dia.

Atenção! A recomendação não vale somente para o sal de cozinha, mas sim para todas as fontes de sal.

Veja alguns alimentos que contêm grande quantidade de sódio e devem ser evitados por quem tem hipertensão:

· Carnes processadas;

· Macarrão instantâneo;

· Alimentos ultraprocessados;

· Salgadinhos;

· Embutidos;

· Sopas em pó;

· Refrigerantes;

· Alimentos congelados pré-preparados;

· Conservas;

· Molhos industrializados;

· Álcool;

· Condimentos.

A PREVENT SENIOR

A operadora de saúde especialista em pessoas. A Prevent Senior atua há 26 anos e conta com uma ampla rede própria. Os Hospitais e Prontos Atendimentos Sancta Maggiore são equipados com o que há de melhor para oferecer sempre em cuidados diferenciados. A rede ainda é composta por Núcleos de Medicina Avançada e Diagnóstica e Núcleos especializados em Cardiologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia/Traumatologia e Reabilitação em São Paulo e no Rio de Janeiro.

#VEMSERPREVENT

Entre em contato AQUI com um consultor. Indique para amigos e familiares.

ATENÇÃO! Somente médicos devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, recomendar tratamentos e receitar medicamentos. Em caso de suspeita de sintomas, agende uma consulta ou procure uma das unidades de pronto atendimento da Prevent Senior.