Realidade na Prevent Senior, odontologia hospitalar pode reduzir risco de mortes em UTIs

Realidade na Prevent Senior, odontologia hospitalar pode reduzir risco de mortes em UTIs

26 de setembro de 2022

Saúde

Pesquisa em andamento da operadora confirma resultado de estudo da USP de Ribeirão Preto: há redução na mortalidade em UTIs após intervenções odontológicas em pacientes, iniciativa que já ocorre nos Hospitais Sancta Maggiore de São Paulo desde 2016

A odontologia hospitalar pode ser uma novidade para algumas pessoas, mas, na Prevent Senior, existe há cerca de sete anos e tem contribuído, e muito, com a saúde de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) da rede de hospitais Sancta Maggiore de São Paulo. A importância desse serviço tem sido confirmada por uma pesquisa em andamento da operadora e por um estudo recente, publicado no American Journal of Infection Control. As duas análises identificam uma redução na mortalidade de pacientes internados após intervenções odontológicas em UTIs.

Imagem mostra uma dentista e os dizeres: cuidados com a saúde bucal podem salvar vidas

Dentro da operadora, a pesquisa é observacional, compilando dados coletados de pacientes submetidos à respiração artificial entre setembro de 2019 e setembro de 2021. Os primeiros resultados desta análise indicam uma redução aproximada de 25% na mortalidade por pneumonia aspirativa após a aplicação da odontologia hospitalar.

O estudo publicado na revista científica, por sua vez, é quase experimental e foi realizado em duas UTIs do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto (SP). Nestes locais, foi implementada a odontologia hospitalar no ano de 2019 e os dados coletados comparados com os dos três anos anteriores – 2016, 2017 e 2018. Na UTI clínico-cirúrgica, essa análise identificou uma redução de 21,4% após a intervenção. A pesquisa foi publicada em janeiro deste ano.

Conversando com um especialista

Dentro da Prevent Senior, um dos responsáveis pela odontologia hospitalar é o cirurgião-dentista e buco maxilo facial, André Rodriguez, que falou um pouco mais sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal de pacientes internados em UTIs.

“A cavidade oral é habitada por inúmeras bactérias, além de ser porta de entrada para vírus, bactérias e outros microrganismos no corpo humano, os quais podem causar doenças e serem disseminados pela corrente sanguínea ou, principalmente, pelo tubo [em casos de pacientes entubados] até os pulmões”, alerta o cirurgião.

De acordo com Rodriguez, pacientes em UTI, especialmente sob sedação e com a presença do tubo orotraqueal para a ventilação mecânica, têm mais chances de aspirar conteúdos da região bucal para o pulmão, aumentando o risco de uma pneumonia, por exemplo. “A pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) representa uma das infecções mais comuns na UTI, sendo a aspiração de bactérias da orofaringe [parte da garganta logo atrás da boca] o principal mecanismo de ocorrência”, complementou.

Essa e outras doenças sistêmicas com origem na cavidade oral por infecções e/ou má higiene podem aumentar o tempo de internação do paciente e até mesmo causar a sua morte.

Imagem de parte de um consultório odontológico com explicações sobre outras doenças que podem surgir na região bucal

Odontologia hospitalar na Prevent

A odontologia hospitalar foi implementada na Prevent Senior em 2016 e, atualmente, conta com uma equipe de cinco especialistas em cirurgia buco maxilo facial. O grupo atende as UTIs da rede interna da operadora, em São Paulo, visitando cada unidade duas vezes por semana para identificar fatores que possam agravar as doenças já existentes na internação ou dificultar a recuperação dos pacientes, como a presença de tártaro, dentes quebrados, infecções bucais, dentre outros. Veja a lista de hospitais que são visitados por esse grupo:

- Hospital Sancta Maggiore Itaim: Avenida Santo Amaro, 22 - Santo Amaro/SP;

- Hospital Sancta Maggiore Mooca: Rua da Figueira, 831 – Mooca/SP;

- Hospital Sancta Maggiore Alto da Mooca: Rua Tamarataca, 127 – Mooca/SP;

- Hospital Sancta Maggiore Paraíso: Rua Maestro Cardim, 1137 – Liberdade/SP;

- Hospital Sancta Maggiore Santa Cecília: Rua Jaguaribe, 144 - Vila Buarque/SP;

- Hospital Sancta Maggiore Dubai: Rua Francisco Tramontano, 100 - Real Parque/SP;

- Hospital Sancta Maggiore Pinheiros: Rua Cristiano Viana, 890 – Pinheiros/SP.

UTI do Hospital Sancta Maggiore Dubai
Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sancta Maggiore Dubai

Além destes, há previsão de a odontologia hospitalar ser levada ao Hospital Sancta Maggiore Paris (Rua General Chagas Santos, 314 – Saúde/SP) assim que a unidade inaugurar sua UTI.

Intervenções que podem salvar vidas

A odontologia hospitalar realizada pelo grupo da Prevent Senior foi desenvolvida em conjunto com o setor de infectologia da Comissão de Controle Infecção Hospitalar (CCIH) da operadora e prioriza a avaliação da cavidade oral dos pacientes e intervenções que incluem limpeza e eliminação de focos infecciosos. Além disso, os profissionais orientam e treinam a equipe de enfermagem das unidades sobre os cuidados que devem ter com a higiene bucal dos beneficiários internados em UTIs.

Imagem de parte de um consultório odontológico com dizeres que informam que o grupo de odontologia hospitalar da Prevent Senior realizou cerca de 10 mil atendimentos nos últimos dois anos

Alguns dos cuidados odontológicos com pacientes internados em UTIs:

- Desinfecção da cavidade oral com clorexidina 0,12% - enxaguante bucal que auxilia na eliminação de germes;

- Extrações dentárias de elementos que podem ser aspirados ou engolidos pelo paciente;

- Remoção de próteses dentárias;

- Ajustes e desgastes dentários em elementos fraturados ou pontiagudos que possam ferir a mucosa oral ou os lábios do paciente;

- Identificação e tratamento de traumas, feridas e lesões na mucosa oral e lábios com uso de laser;

- Prescrições de medicações sistêmicas para doenças bucais;

- Realização de biópsias;

- Drenagens de abscessos odontogênicos, que é uma infecção;

- Remoção de focos dentários. Ou seja, problemas na região bucal que podem causar doenças;

- Constatar a presença de fissuras que possam evoluir para alguma lesão nos lábios;

- Aspirar secreções bucais.

Sobre a Prevent Senior

Operadora de saúde especialista em pessoas, a Prevent Senior atua há mais de 25 anos e conta com uma ampla rede própria. Os Hospitais e Prontos-Atendimento Sancta Maggiore são equipados com o que há de melhor para oferecer sempre em cuidados diferenciados.

A rede ainda é composta por Núcleos de Medicina Avançada e Diagnóstica e Núcleos especializados em Cardiologia, além de Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia/Traumatologia e Reabilitação em São Paulo e no Rio de Janeiro.

#VEMSERPREVENT
Entre em contato aqui com um consultor. Indique para amigos e familiares.