SABE A DIFERENÇA ENTRE RESFRIADO, GRIPE E COVID-19? A PREVENT EXPLICA

SABE A DIFERENÇA ENTRE RESFRIADO, GRIPE E COVID-19? A PREVENT EXPLICA

9 de novembro de 2022

Saúde

Doenças respiratórias têm sintomas parecidos que podem confundir o paciente; saiba como identificar

O País e o mundo estão passando por um aumento de infecção por vários vírus, como o influenza (gripe) e novas variantes do coronavírus, como a Ômicron BQ.1.1, que já foi constatada no Brasil. Por isso, é preciso ficar atento e reforçar as medidas de prevenção. E aí, surgem algumas questões..

Certamente você, diante de algum sintoma como tosse ou dor de cabeça, já ficou na dúvida sobre estar resfriado, gripado ou mesmo infectado pelo vírus da Covid-19. Isso acontece porque os sinais iniciais dessas infecções são bem parecidos, dificultando, assim, a distinção. Por isso, hoje vamos mostrar aqui no blog Prevent Senior quais são as diferenças entre gripe, resfriado e Covid-19.


APRENDENDO A DIFERENCIAR

Resfriado, gripe e Covid-19 são infecções virais que afetam o sistema respiratório e, por isso, podem apresentar sintomas muito semelhantes como febre, dor de garganta, nariz entupido, cansaço, entre outros. Mas existem algumas diferenças entre essas infecções, especialmente na intensidade dos sintomas. Conhecer as principais diferenças entre elas pode ser uma boa forma de saber quando é necessário procurar um médico ou fazer um tratamento mais específico.

Clara Buscarini, médica infectologista da Prevent Senior, explica quais são os principais sintomas dessas três infecções.

“Os principais sintomas da Covid-19 são: febre, falta de ar e dificuldades respiratórias”, a médica explica “Pode ser distinguida pela dor de cabeça e tosse seca que muitas vezes a acompanham.”

Devem ser consideradas também, segundo a infectologista da Prevent as perdas de paladar e olfato, que têm sido os maiores sinais de alerta de uma infecção por Covid-19. “Ainda são sintomas possíveis, embora sejam menos prevalentes agora.”

Em casos mais graves, a infecção pode causar pneumonia, síndrome respiratória aguda grave, insuficiência renal e até morte.

Sobre a gripe, Clara explica se tratar de uma doença causada por um vírus conhecido como influenza. “Neste caso, os principais sintomas são febre (em geral, acima de 38 °C), dores no corpo, tosse seca e dor de cabeça, além de outros sinais e sintomas podem ser registrados, como calafrios, mal-estar, dor muscular, dor de garganta, secreção nasal, diarréia, vômito e rouquidão”, alerta a especialista

Por sua vez, o resfriado é uma doença infecciosa causada por vírus, que tem como sintomas iniciais garganta irritada ou inflamada, desconforto no nariz, seguidos de espirros, corrimento nasal, tosse e sensação de mal-estar geral. “Em alguns casos, é observada febre baixa”, ressalta a médica

A duração dos sintomas também varia, dependendo do tipo de infecção: na Covid-19, pode variar entre 5 dias a várias semanas; na gripe, entre 7 e 10 dias; e para resfriados, de 3 a 5 dias.

A melhor forma de identificar qual tipo de infecção acometeu o paciente é pela testagem, que pode ser realizada mediante pedido médico. O mais recomendado é o teste RT-PCR, que possui uma taxa de acerto mais alta.

A recomendação para quem não consegue realizar a testagem é que fique em isolamento, evitando, assim, o risco de contaminar outras pessoas.


FUI INFECTADO, E AGORA?

O primeiro passo diante de qualquer sintoma de enfermidade é sempre procurar por ajuda médica para que seja realizado um diagnóstico e, quando necessário, dar início ao tratamento adequado.

Para os casos de resfriado, gripe e Covid-19, o tratamento varia de acordo com o tipo de infecção, esclarece a doutora Clara Buscarini.

“Nos casos de gripe e resfriado o tratamento pode ser feito em casa com repouso e hidratação, mas nos casos de Covid-19 é necessário ter orientação médica, pois os sintomas iniciais podem se agravar em pouco tempo, sendo necessária orientação médica” afirma a médica

Além disso, sempre que alguém precisar utilizar remédios para aliviar algum sintoma, também deve consultar um médico. “A automedicação por conta própria pode colocar sua saúde em risco”, alerta Clara ao explicar que, nos casos mais graves de gripe e Covid-19, “podem ser necessárias internação hospitalar e utilização de remédios mais específicos, indicados pelo médico. “Como o remdesivir ou baricitinib no Covid-19, e o tamiflu na gripe, por exemplo.”.Diante de qualquer tipo de mal-estar, procure uma das unidades de pronto atendimento da Prevent Senior ou agende uma consulta médica através do nosso aplicativo.

Prevenção é importante



IMUNIZAÇÃO É FUNDAMENTAL

A melhor maneira de se proteger contra doenças é pela imunização. Tanto para a Covid-19 quanto para a Influenza, a rede pública de saúde oferece gratuitamente os imunizantes. Para receber as doses necessárias, consulte o calendário vacinal da sua região e procure o posto de vacinação mais perto de sua casa. Caso não saiba como encontrar, consulte o site da prefeitura de sua cidade.


A PREVENT SENIOR

Especialista em pessoas, a Prevent Senior atua há mais de 25 anos e conta com uma ampla rede própria. Os Hospitais e Prontos-Atendimento Sancta Maggiore são equipados com o que há de melhor para oferecer sempre em cuidados diferenciados.

A rede ainda é composta por Núcleos de Medicina Avançada e Diagnóstica e Núcleos especializados em Cardiologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia/Traumatologia e Reabilitação em São Paulo e no Rio de Janeiro.


#VEMSERPREVENT

Entre em contato AQUI com um consultor. Indique para amigos e familiares