O teste cardiopulmonar é uma avaliação metabólica que consiste em realizar esforço na esteira ou na bicicleta com uma máscara, quantificando o oxigênio (O2) consumido e o gás carbônico (CO2) produzido pelo seu corpo no ápice da performance. Durante o exercício, o atleta tem o ritmo cardíaco monitorizado, para avaliação da saúde cardiovascular.
A partir desses dados, obtemos respostas como o VO2 máximo e os limiares ventilatórios do atleta, informações fundamentais para a avaliação do grau de condicionamento físico e confecção das zonas de treinamento (leves, moderadas e intensas), fazendo com que o treino seja muito mais específico, o que contribui para a melhora da performance.
Por conta disso, o laboratório de avaliação fisiológica NewOn dispõe de diversas ferramentas para avaliação dos nossos atletas, com o objetivo de oferecer uma avaliação individualizada, focada em saúde e performance.
A esteira de alta velocidade tem capacidade para atender mesmo os corredores mais velozes, chegando a 40 km/h. O paciente começa o exame em um ritmo leve, que aumenta de maneira gradual até que a exaustão máxima seja atingida. Até o esforço máximo, o atleta atravessa todas as zonas de intensidade do exercício, o que permite saber quais os ritmos de corrida ideais para alcançar seu objetivo em cada treino, seja um intervalado (intenso) ou um longão (moderado).
Nossa bicicleta de alto rendimento tem o desenho inspirado nas bikes de performance, dispondo de todos os ajustes de altura para que o atleta se sinta no seu equipamento, conferindo mais especificidade para a avaliação e melhorando a qualidade do exame. Dados como potência máxima, FTP (functional threshold power) e outras métricas específicas do ciclismo são quantificadas e utilizadas para o desenho da planilha de treinamento do atleta, com as faixas de potência ideais para cada sessão de pedal.
E para quem desejar uma avaliação de campo, no seu local de treino (pista, parque, rua), temos o K5, o aparelho portátil de avaliação fisiológica mais moderno disponível atualmente, utilizado nos centros esportivos mais avançados do mundo. São fornecidas as mesmas informações do laboratório, com a vantagem de ser um exame de “vida real”.