UTIs da Prevent Senior são certificadas pela excelência em cuidado e eficiência

UTIs da Prevent Senior são certificadas pela excelência em cuidado e eficiência

24 de abril de 2025

No dia 15 de abril, a Prevent Senior realizou uma cerimônia oficial para entrega das certificações do Projeto UTIs Brasileiras, promovido pela AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira) em parceria com a Epimed Solutions. Na ocasião, três hospitais da operadora foram reconhecidos com dois importantes selos de desempenho: UTI Top Performer e UTI Eficiente.

As unidades premiadas foram os hospitais Sancta Maggiore Dubai, Sidney e Tailândia, que conquistaram o reconhecimento por sua excelência clínica e gestão eficiente em terapia intensiva.

Certificação que salva vidas

As UTIs da Prevent foram certificadas com base em critérios rigorosos, como a mortalidade hospitalar ajustada ao risco e à eficiência no uso dos recursos. Isso significa que as unidades não apenas tratam com excelência, mas também salvam vidas com responsabilidade e precisão.

“Essas certificações traduzem o quanto somos seguros no que fazemos. É um reflexo direto da nossa efetividade, qualidade de atendimento e cuidado centrado no paciente”, afirmou a Dra. Daniella Cabral, médica intensivista da Prevent Senior.

A operadora já havia sido premiada em 2023 com os mesmos selos, o que reforça a consistência e evolução dos resultados ao longo dos anos.

O que é o Projeto UTIs Brasileiras?

De acordo com o Dr. Márcio Soares, sócio-fundador da EPIMED, o Projeto UTIs Brasileiras é o maior banco de dados de terapia intensiva do mundo, com mais de 1.800 UTIs adultas cadastradas, o que representa cerca de 50% dos leitos de UTI do Brasil.

Seu objetivo principal é melhorar a qualidade do atendimento intensivo, por meio da gestão baseada em indicadores clínicos confiáveis. “Trata-se de criar a cultura de coleta de dados para otimizar os processos das nossas UTIs”, complementa Ederlon Rezende, coordenador do programa na AMIB.

As certificações são concedidas com base em dois parâmetros principais:

  • Taxa de Mortalidade Padronizada (TMP): comparação número de mortes esperadas x número de mortes reais, levando em conta a gravidade dos pacientes

  • Taxa de Utilização de Recursos Padronizada (TURP): Eficiência na utilização dos recursos disponíveis — nem em excesso, nem de forma insuficiente.

Como lembra Ederlon, são critérios extremamente relevantes quando se trata de algo que tem custos elevados, como o cuidado dentro de uma UTI.

“Dessa forma, esse tipo de certificação mostra que as UTIs atingiram um alto padrão de assistência clínica. E isso dá segurança para quem é atendido, sabendo que será bem cuidado”, explicou o Dr.

Compromisso com a excelência

Durante o evento, representantes da Epimed também reforçaram o impacto positivo dessas certificações para a operadora.

“Elas demonstram não só segurança e qualidade no atendimento ao paciente, mas também uma operação mais eficiente, capaz de atender melhor e mais pacientes”, finalizou Dr. Carlos Eduardo Reis, sócio-fundador e presidente da EPIMED.

A Prevent Senior

Operadora de saúde especialista em pessoas, a Prevent Senior atua há 28 anos e conta com ampla rede própria. Os hospitais e prontos atendimentos Sancta Maggiore são equipados com o que há de melhor para oferecer, com cuidados diferenciados. A rede ainda é composta por Núcleos de Medicina Avançada e Diagnóstica e Núcleos especializados em Cardiologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia/Traumatologia e Reabilitação, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

#VEMSERPREVENT