O próximo domingo (25/6) marca o Dia Mundial do Vitiligo. Aproveitando a data, convidamos a dermatologista da Prevent Senior, Fernanda Ferrara, para esclarecer os principais pontos sobre a doença e, com isso, derrubar alguns mitos que provocam desinformação e preconceito. Confira na sequência as TOP 10 perguntas e respostas que Fernanda Ferrara selecionou. Compartilhe o conteúdo do Blog com os amigos e familiares.
Leia também no Blog da Prevent: 10 questões sobre a queda de cabelo
1 - Tecnicamente, o que é o vitiligo?
É uma doença que causa manchas brancas na pele devido a uma alteração na quantidade de melanócitos, as células responsáveis pela produção de melanina da pele.
2 - Quais são os tipos?
Existem 2 tipos, a segmentar (unilateral) e a não segmentar (bilateral).
a) Segmentar ou unilateral: manifesta-se apenas em uma parte do corpo, normalmente quando o paciente ainda é jovem. Pelos e cabelos também podem perder a coloração.
b) Não segmentar ou bilateral: é o tipo mais comum e ocorre nos dois lados do corpo. Em geral, as manchas surgem inicialmente em extremidades como mãos, pés, nariz e boca. Há ciclos de perda de cor e épocas em que a doença se desenvolve, e depois há períodos de estagnação. Tais ciclos ocorrem durante toda a vida e a duração e as áreas despigmentadas tendem a se tornar maiores com o tempo.
3 - É contagioso?
Não! Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o vitiligo não é transmissível.
4 - Trata-se de uma doença hereditária ou pode acometer qualquer pessoa?
Apesar de ainda não sabermos ao certo sua etiologia, acredita-se que tenha uma causa genética e autoimune. Por isso, pode ser encontrada em outros membros de uma mesma família.
5 - Tem como evitar?
Não existem formas de prevenir o vitiligo, mas orientamos aos pacientes que evitem fatores que podem precipitar o aparecimento de novas lesões ou acentuar as já existentes. Por exemplo:
> O uso de roupas apertadas ou que provoquem atrito ou pressão sobre a pele
> O tempo elevado de exposição ao sol
> O estresse do dia a dia
6 - Traumas emocionais podem provocar vitiligo?
A doença tem caráter hereditário, mas traumas emocionais podem funcionar como um gatilho para seu aparecimento e desenvolvimento.
7 - Como é feito o diagnóstico?
Como as manchas surgem em locais bem característicos e visíveis, como boca, nariz e joelhos, o diagnóstico é essencialmente clínico. O dermatologista, além de considerar o histórico familiar do paciente, também pode solicitar uma biópsia cutânea para confirmar a ausência de melanócitos. Exames de sangue complementares também podem revelar a presença de outras doenças autoimunes, como hipotireoidismo, lúpus e diabetes.
8 - Quais são os tratamentos mais indicados?
Existem algumas opções de tratamentos que devem ser individualizados para cada paciente, mas podemos utilizar medicações tópicas e também fototerapia, laser e transplante de melanócitos.
9 - Quem tem vitiligo tem mais chances de ter câncer de pele?
A pele da pessoa com vitiligo é mais sensível ao sol, pois não tem a proteção da melanina, deixando-a assim mais suscetível a queimaduras. Por isso, tem que se proteger da forma adequada. Por exemplo, usando chapéu ou boné, além de filtro solar.
10 - Pode doar sangue?
Sim! Não há qualquer contraindicação.
A Prevent Senior
A operadora de saúde especialista em pessoas. A Prevent Senior atua há 26 anos e conta com uma ampla rede própria. Os Hospitais e Prontos-Atendimentos Sancta Maggiore são equipados com o que há de melhor para oferecer sempre em cuidados diferenciados. A rede ainda é composta por Núcleos de Medicina Avançada e Diagnóstica e Núcleos especializados em Cardiologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia/Traumatologia e Reabilitação em São Paulo e no Rio de Janeiro.
#VEMSERPREVENT
Entre em contato AQUI com um consultor. Indique para amigos e familiares.
ATENÇÃO! Somente médicos devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, recomendar tratamentos e receitar medicamentos. Em caso de suspeita de sintomas, agende uma consulta ou procure uma das unidades de pronto atendimento da Prevent Senior.