O início de julho marca os dias do Chocolate (7/7) e o Dia da Pizza (10/7). E com certeza você já ficou com água na boca só de ler isso, né? Mas, se por um lado bateu aquela vontade de se esbaldar, por outro, veio a lembrança da dieta e da promessa de manter uma alimentação saudável e nutritiva. Então, fica a pergunta: é possível conciliar as duas coisas? Aqui no blog da Prevent Senior, vamos abordar as características nutricionais dos dois alimentos, com especialistas em nutrição que darão dicas sobre como comer sem culpa.
Imagine só desfrutar de um prato delicioso ou até comer uma guloseima na sobremesa e, mesmo assim, seguir com a alimentação saudável. Pode parecer algo contraditório, mas é bem possível. Para mostrar como isso é viável, vamos usar pizza e chocolate, duas paixões dos brasileiros, como exemplo.
PIZZA SAUDÁVEL, O SEGREDO ESTÁ NA ESCOLHA DOS INGREDIENTES
Quando falamos em pizza, a primeira imagem que vem à mente é daquelas cheias de queijo, calabresa, bacon, e outros ingredientes super calóricos. Mas a pizza não precisa ser sempre assim, pois existem outras maneiras de preparar massas e recheios que tornam a refeição mais saudável e nutritiva. É o que explica a nutricionista Mayara Santos de Souza, chefe do Serviço de Nutrição e Dietética da Prevent Senior.
“Quando falamos em ingestão mais saudável, a escolha dos ingredientes e recheios que a compõem são de suma importância, como escolha de molhos caseiros à base de tomates, em substituição aos industrializados, optar por massas com farinha integral, que são opções mais saudáveis por conter maior quantidade de fibras. Na escolha do recheio, temos opções com menos combinação de queijos amarelos, que são ricos em gorduras saturadas, como frango com requeijão light, atum, abobrinha com queijo branco ou muçarela. Além disso, ainda há outras versões de massas que dá para fazer em casa, como à base de couve-flor, que apresenta menor quantidade de carboidratos, beneficiando os interessados em manter uma dieta com menor consumo deste macronutriente”, diz ela
A nutricionista esclarece ainda que as pizzas mais recomendáveis são aquelas que incluem fontes de proteínas, como atum, peito de frango e lombo desfiado, ou que sejam preparadas com frutas, legumes e verduras.
Se você ainda está em dúvidas sobre quais sabores pedir ou mesmo preparar em casa, Mayara deixou três exemplos que são deliciosos e saudáveis ao mesmo tempo, confira:
- Atum com cebola:
O atum é um peixe rico em proteínas e com poucas calorias. Ele tem ômega 3, uma gordura essencial, que possui ação anti-inflamatória. Já a cebola, que confere sabores característicos a qualquer preparo, possui quercetina, um flavonoide bastante estudado em virtude do seu potencial antioxidante.
Informações nutricionais da fatia:
Valor energético: 180,9 kcal
Carboidratos: 24,4 g
Proteínas: 7,2
- Frango com requeijão light
O frango é uma boa fonte de proteína com baixa quantidade de gorduras associadas, possuindo alto valor biológico, ou seja, boa digestão e absorção desses nutrientes.
Informações nutricionais da fatia:
Valor energético: 226 kcal
Carboidratos: 24,5 g
Proteínas: 9,5 g
- Abobrinha com ricota
A abobrinha é um alimento com baixo valor calórico, rica em nutrientes e antioxidantes, como luteína, zeaxantina e beta-caroteno, que protegem as células do envelhecimento. O consumo desse legume ajuda na digestão, no controle da glicemia pois é composta de fibras solúveis e insolúveis
Informações nutricionais da fatia (com ricota):
Valor energético: 200 kcal
Carboidratos: 23 g
Proteínas: 6 g
MODERAÇÃO É FUNDAMENTAL
Escolher ingredientes que permitem comer pizza de maneira saudável não é sinal verde para o consumo desenfreado. A nutricionista Mayara Santos de Souza explica que a quantidade ideal deve ser analisada de maneira individualizada e que o consumo desse tipo de alimento deve feito esporadicamente.
“Sobre quantidades ideais, precisa ser avaliado de forma individualizada, de acordo com o estilo de vida de cada pessoa, quantidade de exercício físico praticado, doenças associadas e estado nutricional. Mas, via de regra, para a população em geral, não se recomenda o consumo semanal desse tipo de alimento, que chamamos de ultraprocessado, e sim de forma eventual. Como consumo eventual, duas fatias de pizza não causarão impactos no estado nutricional dos indivíduos saudáveis.”
CHOCOLATE: FAZER A OPÇÃO CORRETA PODE SER BOM PARA SUA SAÚDE
Assim como a pizza, o chocolate também carrega uma imagem de algo que não faz bem para a saúde. E isso pode até ser verdade, dependendo das escolhas que o consumidor fizer. Deve-se evitar, por exemplo, os chocolates com baixa quantidade de cacau, pois esse são ricos em açúcares e gorduras saturadas.
Em contrapartida, o tipo de chocolate considerado ideal para consumo é aquele com quantidade mínima de 70% de cacau, pois em sua composição há menor quantidade de açúcar adicionado e maior quantidade de magnésio. Mas atenção: a quantidade ingerida diariamente deve ser limitada de 15 a 30g.
Consumido de maneira correta e com moderação, o chocolate pode trazer benefícios para a saúde, como explica nossa nutricionista:
“O consumo de chocolate amargo, com mais de 70% de cacau em sua composição, pode gerar efeitos benéficos à saúde, quando aliado a uma alimentação e a um estilo de vida saudáveis. Pois, em sua composição, possui substâncias antioxidantes e antiinflamatórias, como as catequinas e as procianidinas, que atuam com poder antiinflamatório, protegendo do envelhecimento causado pelos radicais livres”, afirma Mayara.
Além disso, o chocolate pode trazer também uma sensação de prazer e conforto. Isso se deve a uma substância chamada triptofano, um precursor da serotonina, que ativa a região do cérebro responsável por esse tipo de sentimento.
Agora que você conhece nossas dicas, faça as escolhas corretas e bom apetite!
A PREVENT SENIOR
A operadora de saúde especialista em pessoas. A Prevent Senior atua há mais de 25 anos e conta com uma ampla rede própria. Os Hospitais e Prontos-Atendimento Sancta Maggiore são equipados com o que há de melhor para oferecer sempre em cuidados diferenciados.
A rede ainda é composta por Núcleos de Medicina Avançada e Diagnóstica e Núcleos especializados em Cardiologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia/Traumatologia e Reabilitação em São Paulo e no Rio de Janeiro.
#VEMSERPREVENT
Entre em contato AQUI com um consultor.
Indique para amigos e familiares.